quarta-feira, 20 de setembro de 2017

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA O SEMINÁRIO DE GESTÃO, CONSELHO E POLÍTICAS CULTURAIS


Mais de 200 agentes culturais já se inscreveram para o Seminário “Gestão, conselho e políticas culturais: o lugar da cultura na gestão pública” que será aberto às 18 horas do dia 29 deste mês, com diversas apresentações da área. Após a formação da mesa, a socióloga Cláudia Sousa Leitão (foto), ex-secretária de Cultura do Estado do Ceará, vai proferir a palestra “O papel estratégico da economia criativa nas políticas públicas da cultura nos municípios”. A inscrição é online e será encerrada na próxima segunda-feira (25).

De acordo com a programação, no sábado (30), a partir das 8 horas, inicia o processo de credenciamento, seguido de palestra do advogado Alessandro Fernandes de Santana que falará sobre “Economia da cultura e desentendimento”. A mediação será feita pelo presidente do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (Faeg-Sul), Victor Aziz. Às 11 horas ocorre outro debate “Pontos de cultura para além do cultura viva”, por Cris Alves, do Iteia/Bahia, Lula Dantas, da ACAI e Pedro Jatobá, do Iteia/Pernambuco. Os trabalhos serão mediados por Kuka Mattos, assessor de relações institucionais da Fundação Cultural da Bahia.

Já à tarde, o cientista político mineiro e um dos criadores do Sistema Nacional de Cultura, Bernardo da Mata Machado irá falar sobre “O papel social e transformador dos Conselhos de Cultura”, com mediação do presidente do Conselho Estadual de Cultura de Andaraí, Emílio Carlos Tapioca. Depois, a coordenadora regional do Sebrae e especialista em economia criativa, Claudiana Figueiredo irá abordar “Cultura e desenvolvimento na perspectiva da economia criativa”, mediada pela articuladora cultural de Canavieiras, Maria Áurea de Souza, vice-presidente do Faeg-Sul e participação de Alexandre Simões, superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura da Bahia.


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

FESTIVAL DE DANÇA ITACARÉ - ANO VI - ENCERRA PRIMEIRA ETAPA



A programação reuniu espetáculos, intervenções, oficinas, rodas de conversa e exibição de documentários. Aconteceu no Centro Cultural Porto de Trás, Itacaré e esta semana no Teatro Municipal de Ilhéus.

Nem a forte chuva com rajadas de vento da noite de quinta-feira, 14, não diminuiu o brilho do VI Festival de Dança Itacaré, que teve casa lotada no segundo dia da programação. Dançarinos anfitriões do Núcleo da Tribo abriram as atividades no Centro Cultural Porto de Trás, com o espetáculo Toque de Guerra, emocionando a plateia. Com criação e direção de Verusya Correia e participação dos interpretes-criadores Aristides Xixito, Jamerson Santos, Miquiba Cruz, Valmilson Pericles Nascimento, a montagem denomina-se uma manifestação pela vida coletiva.

Em seguida, o palco foi ocupado pelo espetáculo Nosso Lindo Balão Azul, da companhia Entretantas Conexão em Dança, de Curitiba, com criação e performance de Gladis Tridapalli, Ludmila Veloso, Mabile Borsatto e Raquel Bombieri.  O trabalho se explica como uma brincadeira assumida com as noções de coreografia, ora dança com passos exatos na música, ora perde o compasso, e usa da repetição para transformar sua própria fisicalidade, seu próprio design.

Conversa - Na manhã desta sexta-feira, 15, o artista e gestor cultural Jacson Santos mediou a conversa Políticas Públicas para a Dança, no Estúdio Armondes, com a participação de dançarinos e agentes culturais. Após relatar sua ampla experiência nos colegiados e instituições desse setor, ele compartilhou conhecimentos sobre a Lei Orgânica da Cultura da Bahia – Nº 12.365, de 30 de novembro de 2011 – e incentivou ações para o fortalecimento da cultura municipal.

A sexta edição do Festival de Dança Itacaré prossegue até domingo, com apresentações dos espetáculos Solus Híbridus, da companhia homônima e Asararas, do grupo Mangrove Tectactile & This is Not, nesta sexta, 15, às 19 e 20 horas, no Centro Cultural Porto de Trás, onde também acontecem a oficina Agência de Rolês, às 16 horas, e a intervenção Transakrytca, antes e depois das apresentações.

Sábado (16), o palco da dança será ocupado pelos espetáculos Mulata, da bailarina Wilemara Barros (Cia Dita), Solo Hibridus e Sentença, do grupo Misturarte, 19, 19h30 e 20 horas, no Centro Cultural. 

Ontem, no encerramento da etapa de Itacaré, domingo (17), o roteiro começou com a conversa Vivendo de Arte: Circuitos e Estratégias, dirigida por Felipe Assis, 16 horas, no Estúdio Armondes e terminou com encenações do solo Pele de Foca, da bailarina Melissa Figueiredo e do espetáculo Entrelinhas, do grupo Ponto Art, 19 e 20 horas, no centro cultural.

Ilhéus – Esta semana (22 e 23), a produção do Festival de Dança Itacaré desloca-se para Ilhéus, onde se apresentam o solo Mulata, da Cia Dita e o espetáculo ISTC, solo da bailarina Isaura Tupiniquim, dia 22, às 19 e 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus.

No sábado (23), o escritor e diretor de teatro, Pawlo Cidade, ministra oficina sobre Produção Cultural, 10 horas, na Academia de Letras. O último dia do festival será marcado pelas montagens O Crivo, do grupo Ateliê do Gesto e Da Própria Pele não há quem Fuja, encenada por ExperimentandoNus Cia. de Dança, também às 19 e 20 horas, no Teatro Municipal.

O evento é uma realização da Comunidade Tia Marita, com apoio institucional da Casa Ver Arte e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço
O que: VI Festival de Dança Itacaré.
Quem: Casa Ver Arte e Comunidade Tia Marita.
Quando: 13 a 17 de setembro (Itacaré) – Centro Cultural Porto de Trás e Estúdio Armondes.
   22 e 23 de setembro (Ilhéus) – Teatro Municipal e Academia de Letras.
Quanto: Gratuito
Curadoria e direção artística:  Coreógrafa Verusya Correia – (73) 99990.4873
Assessoria de Imprensa: Jornalista Vera Rabelo – (73) 98809.1730