quarta-feira, 6 de setembro de 2017

SAI A LISTA DE SELECIONADOS DO CALENDÁRIO DAS ARTES 2017 - 1ª Chamada


A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), divulga a lista de selecionados e suplentes (substitutos) para o Calendário das Artes 2017 – 1ª Chamada. Além da publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia, na edição desta quarta-feira, 6 de setembro, o público pode conferir o resultado no Portal da instituição. A partir desta publicação, é necessário o cumprimento da fase de habilitação, com envio de documentos para a Funceb, até o dia 19 de setembro, por correio, com AR, ou pessoalmente no protocolo da Funceb.

Serão premiadas 35 propostas, 5 por cada macroterritório do Estado. Concedendo um prêmio de 13 mil reais, o Calendário das Artes contempla propostas nas áreas de Artes Visuais, Circo, Dança, Audiovisual, Música, Literatura, Teatro e artes integradas.

O Calendário das Artes, mecanismo de incentivo a projetos de pequeno porte na Bahia, criado em 2012, é baseado na facilidade do acesso e ampliação do investimento na produção artística de toda o Estado, considerando sua grande diversidade e dimensões territoriais. Nas seis chamadas realizadas anteriormente, o Calendário já disponibilizou um total de R$ 3,653 milhões para a execução de 282 projetos selecionados dentre um total de 4920 inscritos, e oriundos de 109 municípios, contemplando os 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Documentos necessários - No site da Fundação Cultural podem ser conferidos os documentos necessários para a habilitação, no Anexo III do Edital (goo.gl/xB76Ro). 

Entrega na sede ou via postal - A documentação para a habilitação poderá ser entregue na sede da FUNCEB – Rua Guedes de Brito nº 14, Pelourinho, Salvador – BA, ou por via postal, preferencialmente por SEDEX, sempre com Aviso de Recebimento (A.R.) para a CAIXA POSTAL 2485, CEP 40020-260, Salvador – Bahia. O envelope deverá conter as informações: EDITAL nº 001/2017 – CALENDÁRIO DAS ARTES - 1ª CHAMADA 2017, Nome e Endereço do Proponente e Título da Proposta. A FUNCEB fornecerá um comprovante de recebimento. No caso da documentação enviada por via postal, o Aviso de Recebimento (A.R) servirá como comprovante. 

A ausência de entrega ou envio (via postal) dos documentos necessários para a habilitação, listados no Anexo III, no prazo estabelecido, resultará na desclassificação do selecionado e na automática substituição pelo suplente, observando as indicações de classificação das Comissões de Seleção. O resultado da habilitação será divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia - DOE e no site www.fundacaocultural.ba.gov.br em até 30 (trinta) dias após a publicação do resultado da seleção. 

BLOG EM MANUTENÇÃO


Prezados leitores, este blog está em manutenção. Portanto, não se assuste se ver mudanças repentinas de cor e links. Estamos testando novos formatos e composições sem precisar tirá-lo do ar. Obrigado pela compreensão.

Comunidade Tia Marita

terça-feira, 5 de setembro de 2017

BALÉ DO TEATRO CASTRO ALVES ABRE PROGRAMAÇÃO DO VI FESTIVAL DE DANÇA ITACARÉ




O VI Festival de Dança Itacaré agita o circuito cultural do Sul da Bahia, de 13 a 23 de setembro, com 12 espetáculos, documentário, roda de conversa, oficinas e intervenções artísticas, em Itacaré (13 a 17) e Ilhéus (22e 23). O Balé do Teatro Castro Alves abre o festival, dia 13, no Centro Cultural Porto de Trás, Itacaré, com os espetáculos Dan, 20 horas Generxs, 20h30. As apresentações serão antecedidas pela conversa Políticas Públicas para a Dança, conduzida por Jacson Santos, às 16 horas, no Estúdio Armondes.

Neste espaço, acontecem também a exibição do documentário Raimundos: Mestre King e as Figuras Masculinas da Dança na Bahia, dirigido pelo coreógrafo Bruno de Jesus, seguida da conversa Figuras Masculinas da Dança na Bahia, mediada por ele, às 18 horas. Durante toda a programação, as apresentações serão intercaladas com a intervenção Transakrytca, uma #Ação Abre-Kaminho, da Lowcuradoria, antes e após cada espetáculo.


O segundo dia (14) começa com a oficina Agência de Rolês, ministrada por Thiago Costa, que se repete até sábado (16), sempre às 16 horas, no Centro Cultural Porto de Trás. À noite, entram em cena as montagens Toque de Guerra, com o Núcleo da Tribo e Nosso Lindo Balão Azul, do grupo Entretantas Conexão em Dança, 19 e 20 horas, no mesmo espaço.

A programação da sexta-feira (15) inclui os espetáculos Solus Híbridus, da companhia homônima e Asararas, do grupo Mangrove Tectactile & This is Not, 19 e 20 horas, no Centro Cultural Porto de Trás. No local, se repetem a oficina Agência de Rolês, 16 horas, e a intervenção Transakrytca, antes e depois das apresentações.

Sábado (16), o palco da dança será ocupado pelos espetáculos Mulata, da bailarina Wilemara Barros (Cia Dita), Solo Hibridus e Sentença, do grupo Misturarte, 19, 1930 e 20 horas, no Centro Cultural. No encerramento da etapa de Itacaré, domingo (17), o roteiro começa com a conversa Vivendo de Arte: Circuitos e Estratégias, dirigida por Felipe Assis, 16 horas, no Estúdio Armondes e termina com encenações do solo Pele de Foca, da bailarina Melissa Figueiredo e do espetáculo Entrelinhas, do grupo Ponto Art, 19 e 20 horas, no centro cultural.


Ilhéus – Na semana seguinte (22 e 23), a produção do Festival de Dança Itacaré se desloca para Ilhéus, onde reapresenta o solo Mulata, da Cia Dita e o espetáculo ISTC, solo da bailarina Isaura Tupiniquim, dia 22, às 19 e 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus.

No domingo (23), o escritor e diretor de teatro, Pawlo Cidade, ministra oficina sobre Produção Cultural, 10 horas, na Academia de Letras. O último dia do festival será marcado pelas montagens O Crivo, do grupo Ateliê do Gesto e Da Própria Pele não há quem Fuja, encenada por ExperimentandoNus Cia. de Dança, também às 19 e 20 horas, no Teatro Municipal.

O evento é uma realização da Casa Ver Arte e Comunidade Tia Marita, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço
O que: VI Festival de Dança Itacaré.
Quem: Casa Ver Arte e Comunidade Tia Marita.
Quando: 13 a 17 de setembro (Itacaré)
              Centro Cultural Porto de Trás e Estúdio Armondes.
    22 e 23 de setembro (Ilhéus) – 
    Teatro Municipal e Academia de Letras.
Quanto: Gratuito
Curadoria e direção artística:  Coreógrafa Verusya Correia – (73) 99990.4873
Assessoria de Imprensa: Jornalista Vera Rabelo – (73) 98809.1730

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PONTOS DE CULTURA PODEM APRESENTAR SEUS TRABALHOS NO SEMINÁRIO DE GESTÃO, CONSELHO E POLÍTICAS CULTURAIS


Os pontos de cultura do Litoral Sul da Bahia que tiverem interesse em contar a sua história podem montar no seminário uma pequena instalação com objetos de suas atividades e um banner contando toda a trajetória da instituição. Os banners devem tem o tamanho de 90cm de largura por 1,20m de comprimento. A exposição “Pontos de Cultura” será aberta às 17h, do dia 29 de setembro e permanece até às 18h do dia 01 de outubro.

“A exposição é uma janela aberta para conhecermos o fazer cultural dos pontos de cultura do Território Litoral Sul. Neste primeiro encontro, participarão apenas os pontos que desenvolvem suas ações em uma das vinte e seis cidades do território e alguns convidados”, sinaliza o organizador da exposição Paulo Rosário.  

“Pontos de Cultura são projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo Ministério da Cultura do Brasil (MinC) e implementados por entidades governamentais ou não governamentais. Visam à realização de ações de impacto sociocultural nas comunidades. Neste sentido os Pontos de Cultura são uma base social capilarizada e com poder de penetração nas comunidades e territórios, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Trata-se de uma política cultural que, ao ganhar escala e articulação com programas sociais do governo e de outros ministérios, pode partir da Cultura para fazer a disputa simbólica e econômica na base da sociedade”.

Para participar com seu Ponto de Cultura entre em contato com Paulo Rosário pelos telefones: 73.99107.5036 ou 9.8825.4810 ou pelo e-mail: comunidadetiamarita@gmail.com