quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

SEMINÁRIO CULTURA VIVA REÚNE PONTOS DE CULTURA DA BAHIA EM SALVADOR


A rede de 270 Pontos de Cultura da Bahia está convocada a participar da primeira edição do Seminário Cultura Viva, uma frente de articulação que objetiva capacitar os agentes sociais participantes para uma potente execução da Política Nacional de Cultura Viva no estado. O encontro ocorrerá no dia 14 de fevereiro (terça-feira), das 8h30 às 12h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com transmissão ao vivo na internet ou em auditórios localizados em 22 municípios. Na ocasião, acontece também o lançamento da Central de Atendimento dos Pontos de Cultura da Bahia.

Ao longo do ano, o Seminário será composto de quatro módulos com temas distintos e, nesta edição inaugural, a pauta vai ser a prestação de contas. Gestores dos Pontos de Cultura vão ter orientações detalhadas dos procedimentos para a realização correta da prestação de contas de seus projetos, podendo tirar dúvidas e compartilhar experiências. O conteúdo terá como base a Lei Federal 13.018/2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura Viva e transformou o Programa Cultura Viva numa política de Estado, e a Instrução Normativa 08/2016 do Ministério da Cultura (MinC), que atualiza e simplifica as práticas da gestão de Pontos de Cultura.

A Bahia, aliás, publicou, no último dia 20 de janeiro, do resumo de termo aditivo aos convênios com 74 Pontos de Cultura firmados no Edital 01/2008 e que ainda não finalizaram seus projetos, tomando a dianteira nacional da adequação jurídica ao que é estipulado nas legislações atuais. Foi também a Bahia o único estado brasileiro que firmou novos convênios a partir do Edital 01/2014, permitindo a criação de 124 novos Pontos no último ano. Assim, estão garantidas as atividades destas entidades sociais em todos os territórios de identidade baianos, com poder de atuação em variadas comunidades, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis, totalizando um investimento de mais de R$ 54 milhões.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

WR STUDIOS ABRE AS PORTAS AOS NOVOS TALENTOS DA MÚSICA BAIANA



Artistas e músicos emergentes da Bahia têm agora a oportunidade de gravar e mixar sua obra com qualidade técnica profissional em um dos mais tradicionais e bem conceituados estúdios de Salvador. A WR, gravadora que atua no mercado fonográfico há mais de 40 anos, anuncia o projeto WR de Portas Abertas, que irá oferecer a 36 novos talentos da música independente baiana a chance de ter acesso a um estúdio bem equipado, com mão de obra qualificada à disposição para conduzir todo o processo de gravação e mixagem de suas composições. A iniciativa, administrada pelo Instituto WR, foi contemplada através do Edital Setorial de Música 2016 e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. A proposta é abranger diferentes estilos musicais e possivelmente gerar uma coletânea inédita com esse material.

O projeto irá disponibilizar gratuitamente aos contemplados um material gravado com alto padrão de qualidade e que servirá a estes como ferramenta indispensável na abertura de novas frentes de trabalho e de difusão artístico-cultural. Para se inscrever, os interessados precisam estar cadastrados no Mapa Musical da Bahia – ação da FUNCEB que, desde 2012, mapeia a produção musical do estado – e não possuir discos lançados no mercado. É necessário ainda que os inscritos apresentem registro em áudio, preliminar ou amador, do material a ser gravado e mixado na WR. O critério de seleção levará em conta o potencial criativo das composições, assim como a possibilidade de oferecer registros fonográficos de boa qualidade técnica a artistas e bandas que apresentem dificuldade em custeá-los. As inscrições ficarão abertas entre os dias 1º e 20 de fevereiro e serão feitas exclusivamente através do e-mail
wrdeportasabertas@gmail.com.

Após a validação das inscrições e a audição dos trabalhos pela curadoria, os selecionados serão informados pelos administradores do projeto e, em seguida, participarão de uma entrevista com os profissionais do estúdio que traçarão um plano de gravação de acordo com as experiências de cada artista/banda. As gravações deverão ocorrer durante os meses de março a maio de 2017, entre as segundas e quintas-feiras, das 22h às 05h, e serão divididas em dois períodos. Cada selecionado terá direito a 14 horas de estúdio, ao todo, sendo 8 horas dedicadas às gravações e 6 horas reservadas para mixagem/masterização do material. Caso queiram, os artistas poderão acompanhar também o processo de mixagem mediante agendamento prévio com os técnicos responsáveis.