sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

EDITAL SELECIONA PROPOSTAS PARA O PROJETO CALENDÁRIO DA CAPOEIRA

A Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus abre, no próximo dia 7, prazo de inscrições para o projeto Calendário da Capoeira, processo seletivo realizado através de chamada pública na qual podem participar grupos que mantêm viva essa tradição no município. O credenciamento dos interessados será feito até o dia 18 deste mês, na sede da Secult, localizada na Casa de Cultura Jorge Amado, no centro, em horário comercial. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhéus, executada com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura.


O Calendário da Capoeira apoiará dez iniciativas diversas, como oficinas gratuitas, seminários, apresentações, congressos, festivais e encontros nacionais e estaduais, projetos didáticos, além de mostrar a capoeira nos seus variados aspectos, fortalecendo os movimentos culturais no município e região.


De acordo com o titular da Secult, Paulo Atto, por meio dos projetos selecionados na primeira edição, em 2014, foi possível perceber a importância do projeto no contexto da valorização da cultura afro-brasileira, por meio das oficinas gratuitas, seminários, apresentações.

2014 - Na primeira edição do projeto, foram aprovadas dez propostas. Dentre elas, foram executadas Capoeira Elemento de Cidadania e Juventude, Projeto Intercâmbio Cultural, Festival Ilheense de Capoeira, Show Folclórico na Comunidade, Projeto Ilheense de Capoeira, Berimbau Que me Chama e Brincadeira de Capoeira, IV Encontro Baiano de Capoeira e XV Batizado e Troca de Corda e Mostra Cultural Lua Branca.

Fonte: ASCOM

NOTA DO BLOG: Assim que edital for publicado iremos fazer nossas considerações. Grupos de Capoeira de Ilhéus interessados poderão procurar a Tia Marita para orientação dos projetos. 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

SECULTBA CONVOCA PROPONENTES PARA REGULARIZAR DOCUMENTAÇÃO E REALIZAR PAGAMENTOS DE PARCELAS FINAIS DE PROJETOS CULTURAIS

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) convoca os proponentes de propostas culturais, financiados com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pela SecultBA e Secretaria da Fazenda (Sefaz), para regularizar sua situação perante a Secretaria visando receber o pagamento das parcelas que ainda permanecem abertas por falta do envio das certidões e comprovantes.

Para recebimento das parcelas, é preciso que os proponentes entreguem o marco executivo à unidade executora, além de buscar a adimplência junto às Fazendas Federal, Estadual e Municipal. As certidões dos respectivos órgãos devem estar válidas para pagamento e as certidões municipais que não podem ser emitidas pela administração pública através da Internet devem ser apresentadas à unidade executora. Além disso, é importante regularizar a situação de outras maneiras, tais como acompanhar a vigência do Termo de Acordo e Compromisso (TAC), solicitando aditivo de prazo à unidade executora, quando for o caso de necessidade de prorrogação da execução do projeto; acompanhar se a conta corrente específica do projeto está ativa, dentre outros. Os proponentes devem fazer um check-list de validação para pagamento: TAC vigente; Conta corrente informada no TAC ativa; Comprovação de cumprimento do marco executivo e Regularidade fiscal.

Há projetos selecionados em editais de anos anteriores que foram financiados com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) e buscavam estimular os elos da rede produtiva de cada setor, possibilitando a realização de projetos relacionados à criação, pesquisa, formação, produção, difusão, circulação, memória e demais ações nas áreas específicas. A análise das propostas foi feita por comissões de seleção formadas por profissionais de reconhecida atuação em suas áreas, prezando pela diversidade de suas experiências, práticas e origens. Os critérios de seleção, descritos nos textos dos editais, se fundamentaram em diretrizes da Política Estadual de Cultura, como a promoção da diversidade de expressões culturais, alinhadas ao que determina a Lei Orgânica da Cultura da Bahia.

Para mais informações, orientações e o esclarecimento de dúvidas, os proponentes podem entrar em contato através da Central de Atendimento Integrado da SecultBA , que funciona de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, através do telefone (71) 3103 3489, do e-mail atendimento@cultura.ba.gov.br ou presencialmente no endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n, térreo – Centro, CEP: 40.020-010 – Salvador/Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.

FONTE:
Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone: (71) 3103-3442

Adriana Jacob – (71) 99983-5278 – adriana.jacob@cultura.ba.gov.br
Maria Luísa Gouveia - (71) 99154-3321 – maria.luisa@cultura.ba.gov.br


EDITAL CULTURA DE REDES LOCAL: VEJA A LISTA DOS PREMIADOS


Foi publicado nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial da União, o resultado final do edital Cultura de Redes Categoria Local, destinado a entidades e coletivos culturais, certificados ou não como Pontos de Cultura. Serão investidos mais de R$ 5 milhões em 40 prêmios de R$ 50 mil para projetos de abrangência local.
 
Os convocados deverão enviar até 29 de janeiro de 2016 a documentação complementar para o e-mail: cosen@cultura.gov.br ou para o seguinte endereço: Ministério da Cultura/MinC, Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/SCDC, Coordenação de Seleção e Normatização, Edifício Parque Cidade Corporate, SCS Quadra 9, Lote C, Torre B, 9º Andar Brasília/DF - CEP 70.308-200. 
 
Os quatro prêmios estão divididos em duas categorias:
 
Categoria Rede Local - Entidades culturais: 20 prêmios para entidades culturais (com CNPJ) com iniciativas que se articulem em âmbito local ou territorial, de caráter temático, identitário ou de colaboração artística e cultural, e que comprovem uma articulação regular e contínua entre essas iniciativas pelo período mínimo de um ano anterior à publicação do edital e com atuação comprovada na área cultural de pelo menos dois anos. Para as entidades culturais, é necessário o envio da cópia simples do RG e CPF do dirigente da instituição; certidão conjunta de débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União; certificado de regularidade do FGTS e documento indicando agência, conta e banco para recebimento do recurso.
 
Categoria Rede Local - Coletivos culturais: 20 prêmios para coletivos culturais (sem CNPJ) com iniciativas que se articulem em âmbito local ou territorial, de caráter temático, identitário ou de colaboração artística e cultural, e que comprovem uma articulação regular e contínua entre essas iniciativas pelo período mínimo de um ano anterior à publicação do edital e com atuação comprovada na área cultural de pelo menos dois anos. Os coletivos culturais deverão enviar a cópia simples do RG e CPF do representante indicado pelo Grupo/Comunidade; cópia simples do RG e CPF de todos os membros do Grupo/Comunidade; certidão conjunta de débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida da União do responsável indicado pelo grupo e documento indicando agência, conta e banco para depósito do prêmio do representante escolhido.

 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

III ENCONTRO DE POLÍTICA E GESTÃO CULTURAIS ABRE INSCRIÇÕES


Evento  que tem como objetivo discutir as políticas culturais na Bahia  será realizado de 16 a 18 de dezembro em Juazeiro

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o III Encontro de Política e Gestão Culturais. O evento acontecerá  nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2015,  no Centro de Cultura João Gilberto –  espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado  em Juazeiro,  território de identidade do  Sertão do São Francisco. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (30/11) até o dia 11/12, através do formulário eletrônico disponível no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).
Além de mesas-redondas e painéis expositivos, o Encontro receberá edições de fóruns específicos,  com cinco segmentos de agentes culturais: o VIII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura; o III Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia; o I Fórum de Gestores Sociais de Cultura; e o I Fórum de Espaços Culturais da Bahia. Durante o evento, acontecerá, ainda, a posse dos Colegiados de Gestão  Participativa dos Espaços Culturais da SecultBA, conforme previsão da Portaria 338/2014.
Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, a organização da cultura não pode prescindir da realização de encontros como este. “Imagine os agentes da Bahia inteira juntos, pensando cultura, debatendo, discutindo, trazendo os seus exemplos e sugerindo novos caminhos e melhorias nas atuais estratégias. A Bahia não pode ficar sem isto. Esse caldeirão de ideias só faz bem para a gestão da cultura na Bahia”, afirma.
O superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães, destaca o caráter democrático, participativo e formativo do evento. “Quem vai ao Encontro de Política e Gestão, além de ter oportunidade de contribuir e participar diretamente das formulações das políticas culturais da Bahia, tem a oportunidade de aprender e se qualificar com grandes pensadores e formuladores de políticas culturais no Brasil”, explica. O superintendente lembrou, ainda, que foi a partir de encontros desta natureza, e da  participações da sociedade civil, que a Bahia conseguiu avanços nas políticas culturais, a exemplo da Lei Orgânica e do Plano Estadual de Cultural.
O III Encontro de Política e Gestão Culturais é uma realização da SecultBA, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, em parceria com a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMCBA) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Redes - Cada um dos fóruns que compõem a programação do III Encontro de Política e Gestão Cultural terá uma pauta específica. O VIII Fórum de Dirigentes Culturais vai realizar a Assembleia dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e construir o Plano de Trabalho para 2016. Este mesmo caminho será seguido pelo III Fórum de Legisladores Culturais. Já os Conselhos de Cultura vão discutir estratégias de fortalecimento do Fórum de Conselhos. Enquanto os Fóruns de Gestores Sociais da Cultura e de Espaços Culturais, ambos estreando no evento, vão discutir a formação de suas redes.
Ponto comum entre as pautas dos fóruns estão os assuntos relacionados ao desenvolvimento das políticas culturais, em especial, das políticas territoriais e dos sistemas municipais de cultura. O evento prevê,  ainda,  a apresentação de grupos artísticos durante a programação. Ao final das atividades, o III Encontro de Política e Gestão Cultural  deve  apresentar alguns resultados como a reforma do Estatuto da ADIMCBA e a construção do planejamento estratégico dos Fóruns de Conselhos e de Legisladores.

Histórico – O Encontro de Gestão e Política Cultural foi realizado pela primeira vez em 2013, na cidade de Feira de Santana, Território do Portal do Sertão. Na edição inicial estiveram reunidos dirigentes e conselheiros municipais de cultura.  A ideia foi bem aceita pelos agentes culturais de cultura e, em 2014, o Encontro voltou a acontecer naquele município, com um formato maior. Este ano, já com formato consolidado e inserido no calendário das políticas culturais da Bahia, o Encontro será realizado em Juazeiro, promovendo a territorialização das ações e  agregando a participação de cada vez mais gestores de cultura,   espaços culturais e formadores de opinião.

III Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia
Inscrições: De 30/11 a 11/12/2015 através do formulário disponível no site da SecultBA
Quando: Dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2015
Onde: Centro de Cultura João Gilberto - Rua José Petitinga, s/nº, Santo Antonio (Juazeiro – BA)
Mais informações:
Telefone: (71) 3103-3441
Realização: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone: (71) 3103-3442

Adriana Jacob – (71) 99983-5278 – adriana.jacob@cultura.ba.gov.br
Maria Luísa Gouveia - (71) 99154-3321 – maria.luisa@cultura.ba.gov.br


FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA O ATOR DE CINEMA


O curso pretende apresentar aos atores e diretores ferramentas de análise de cena, preparação física e emocional. Um trabalho com intenções, verbos de ação, subtexto e objetivos associados a exercícios físicos e emocionais aplicados a cenas.
Nas aulas, diferentes pontos de vista serão aplicados ao trabalho de análise de cena. Uma série de exercícios físicos trará aos atores subsídios para, associados a um trabalho intenso com a imaginação, atingir estados emocionais específicos e intensos.
O objetivo é dar ferramentas aos atores e diretores para que eles possam de uma forma independente aplicá-las ao seu dia a dia em cena. 
Datas 
De 7 a 11 de dezembro
Segunda a sexta, das 19h30 às 22h30

Mais informações e inscrição:
11 3081-6986 ou através do e-mail centroculturalbarco@gmail.com
Tomás Rezende é diretor e preparador de atores. Recentemente preparou o filme "Nise - Coração da Loucura", onde Glória Pires ganhou o Prêmio de Melhor Atriz, no Festival de Tókio. Preparou também o filme "Jonas", protagonizado pelo ator Jesuíta Barbosa, que ganhou o Prêmio Especial no Festival do Rio de Janeiro, além de outros longas-metragens, séries e telefilmes. Tomás fará a preparação da próxima novela das sete na TV Globo"Haja Coração" e, atualmente, está preparando o elenco da próxima série do canal Fox
Outros cursos
Artes CênicasArtes PlásticasFotografiaLiteraturaAudiovisualModaMúsica


Informações
11 3081-6986
barco.art.br

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SECULTBA INICIA ASSINATURA DE TACS DE PROJETOS DO EDITAL AGITAÇÃO CULTURAL


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) iniciou nesta semana a assinatura dos Termos de Acordo e Compromisso (TACs) do Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). A partir da publicação no Diário Oficial dos termos assinados, a SecultBA terá até 30 dias para fazer o pagamento em parcela única aos proponentes, ainda em 2015.

“Seguimos firmes no cumprimento do cronograma para podermos, de fato, colocar em prática um grande compromisso que assumimos que é o pagamento antecipado, em parcela única das propostas selecionadas. Com o Agitação Cultural, garantimos a dinamização de espaços culturais e com isso teremos uma programação cultural de qualidade em franco acontecimento no estado já no primeiro semestre do próximo ano”, afirma o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões.

O certame respeita e executa criteriosamente o cronograma previsto e divulgado desde o seu lançamento, no dia 02 de setembro de 2015, com o objetivo de assegurar os prazos previstos para pagamento das propostas em parcela única e o cumprimento do calendário de ações em toda a Bahia. Este cronograma está disponível no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br) e do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (http://siic.cultura.ba.gov.br). O Fundo de Cultura também segue pagando regularmente as parcelas de todos os projetos culturais em execução no estado.

 As propostas selecionadas pelo edital serão realizadas em espaços culturais convencionais – como teatros, museus, arquivos públicos ou bibliotecas – e também em espaços que funcionam ou possuem possibilidades reais para funcionar como centros e elos de difusão, fruição, formação e produção de conteúdos artístico-culturais, com ambientes capazes de abrigar ações culturais abertas à população, como shows, espetáculos, exposições, exibições audiovisuais, realização de oficinas, dinâmicas sócio-educativas de conteúdo cultural e outras atividades afins. A comissão temática que analisou as propostas inscritas no edital foi composta por representantes da SecultBA, profissionais de reconhecida atuação em cada uma das linguagens, membros da sociedade civil organizada, de notório saber em suas áreas, e representantes do Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Para mais informações, orientações e o esclarecimento de dúvidas, os proponentes podem entrar em contato através da Central de Atendimento Integrado da SecultBA , que funciona de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, através do telefone (71) 3103 3489, do e-mail atendimento@cultura.ba.gov.br ou presencialmente no endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n, térreo – Centro, CEP: 40.020-010 – Salvador/Bahia.

Sobre o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito publico ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

PARTICIPE DA CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS


Até o dia 7 de dezembro, estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs). O evento é uma ação do Grupo de Trabalho Permanente de apoio aos APLs, composto por representantes do Governo Federal e de instituições privadas, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). 
 
O tema desta edição da Conferência, que será realizada de 9 a 10 de dezembro, em Brasília, é "APLs: Dinamização das Cadeias Produtivas e Inclusão Social". Durante os dois dias de programação, serão estimulados o desenvolvimento das empresas e empreendedores participantes.
 
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), é um dos principais parceiros na realização da 7º Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais. O evento terá intensa participação do MinC na programação, com palestras, oficinas, minicursos, mesas de debates, apresentação de casos de sucesso e outras atividades. Durante a conferência, também será realizado o I Encontro de Territórios Culturais do Ministério da Cultura, do qual irão participar 29 Arranjos Produtivos Locais intensivos em cultura apoiados pelo Ministério.
 
Arranjos produtivos
 
O modelo de Arranjo Produtivo Local se baseia em empresas de bens ou serviços que atuam em um mesmo território desenvolvendo atividades econômicas que se relacionam de forma cooperativa. Segundo o Banco de Dados Nacional de APLs, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC, o Brasil possui atualmente 677 desses arranjos em 2.175 municípios, com atividades em 59 setores da economia.
 
O MinC  faz parte do grupo de trabalho que envolve 33 instituições para dar suporte a esses grupos produtivos. Fazem parte 33 instituições, dentre elas os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Educação; da Integração Nacional; do Meio Ambiente; de Minas e Energia; de Planejamento, Orçamento e Gestão; da Saúde e do Turismo.
 
O Ministério da Cultura apoia 29 APLs nos segmentos de Artes e Espetáculos; Artesanato; Design, Audiovisual e Games; Turismo Cultural; e Moda e Confecção. Além desses, existem dois projetos que caminham para se tornarem Arranjos Produtivos Locais.
 
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura