quarta-feira, 4 de novembro de 2015

“AGENDA CULTURAL BAHIA” GANHA APLICATIVO E NOVO SITE


A diversidade artística e cultural do estado vai ganhar uma nova forma de divulgação. A Agenda Cultural Bahia, que completa 41 anos em 2015, ingressa em um novo momento, de maior acessibilidade: todo seu conteúdo será disponibilizado para celulares e tablets através do aplicativo mobile da Agenda, desenvolvido para as plataformas iOS eAndroid. O aplicativo será lançado no Palácio Rio Branco (Centro), às 15h30 da próxima quinta-feira, 5 de Novembro – data em que se comemora nacionalmente o Dia da Cultura. A novidade será anunciada pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, e pela diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Fernanda Tourinho.

O evento contará com a presença de artistas, produtores, imprensa e autoridades. No lançamento acontecerá apresentação musical da OFUN, a Orquestra da FUNCEB regida pelo maestro, músico e diretor musical Letieres Leite e que foi formada a partir do curso de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes (CFA) e segue a formação de orquestra popular, composta por instrumentos como flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, baixo, piano, guitarra ou violão e percussão. O público também poderá conferir a apresentação performática do projeto Pílulas Dançantes, do Balé Teatro Castro Alves.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

VIDEOCONFERÊNCIA SOBRE ESTATUTO DA IGUALDADE ACONTECE NA PRÓXIMA TERÇA (03)


A última audiência pública para debater a regulamentação do capítulo do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa que trata da cultura acontece no dia 03 de novembro (terça-feira), às 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A atividade tem como tema “Povos de Terreiros e Comunidades Quilombolas” e será transmitida por videoconferência para 11 municípios baianos.

Diversas entidades do movimento negro já contribuíram para o aprimoramento das políticas públicas na área em audiências públicas, realizadas desde o dia 15 deste mês, sobre “Patrimônios, bens materiais e imateriais vinculados à cultura afro-brasileira”, “Mestre(a)s de saberes e fazeres de culturas tradicionais” e “Programa Ouro Negro”.
Grupo de Trabalho –  Os encontros são organizados por um grupo de trabalho composto por integrantes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

A Secult está representada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), pelas Superintendências de Desenvolvimento Territorial e de Promoção Cultural e por suas unidades vinculadas, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Fundação Pedro Calmon (FPC).

O Estatuto da Igualdade – Instituído pela Lei 13.182/14, o documento é uma antiga demanda do movimento negro baiano e visa garantir aos afrodescendentes igualdade de oportunidades, defesa de direitos individuais, coletivos e difusos, além do combate à discriminação e demais formas de intolerância racial e religiosa.