quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO ANUNCIA QUE SÓ REALIZARÁ A VI CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA EM 2017

Comunicado: VI Conferência Estadual de Cultura 

A cada dois anos, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) incentiva, promove e realiza as conferências de cultura, compreendidas como espaços destinados ao encontro entre governo e sociedade civil, com o objetivo de debater e decidir o que deve ser prioridade nas políticas públicas nos próximos anos, em um processo de construção conjunta nos níveis municipal, territorial e estadual. Política prioritária da SecultBA, a Conferência Estadual de Cultura está prevista na Lei Orgânica de Cultura, como instância de consulta, participação e controle social do Sistema Estadual de Cultura. 

O cenário de dificuldades orçamentárias em 2015 implica, neste momento, na necessidade de adiamento da realização das conferências. A previsão é de que essa importante instância de democratização das políticas culturais seja realizada em 2017. Como a territorialização é uma das diretrizes que norteiam a atuação desta Secretaria, realizaremos, ainda neste ano, o evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, que visa implementar Colegiados de Gestão Participativa nos Centros de Cultura e as câmara temáticas de cultura nos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável – CODETERs. 

A primeira atividade acontecerá em Valença, no território de identidade Baixo Sul, no dia 21 de agosto, de 8h30 às 18h, no Centro de Cultura Olívia Barradas, espaço cultural administrado pela SecultBA. Até o final do semestre, mais três territórios serão contemplados: Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Litoral Norte, nos municípios de Itabuna, Porto Seguro e Alagoinhas, respectivamente. 

Para continuar proporcionando formação e a ação das redes de cultura do Estado realizaremos, em dezembro, o Encontro de Gestão e Políticas Culturais. Integrarão esse encontro o VIII Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, o III Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura, o III Fórum Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro – CEP: 40020-010 – Salvador, Bahia www.cultura.ba.gov.br – ascom@cultura.ba.gov.br - http://twitter.com/SecultBA - www.facebook.com/secultba - www.flickr.com/photos/secultba Telefones: 71 – 3103-3400 e 3103-3442 de Legisladores Culturais da Bahia, I Fórum dos Gestores Sociais da Cultura e I Fórum de Espaços Culturais, através de nossa Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura. 

A SecultBA reitera o seu compromisso em viabilizar o desenvolvimento da cultura de nosso Estado em toda sua diversidade e pluralidade, através de políticas culturais democráticas e transparentes. 13.08.2015 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | ASCOM SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA 
71 3103 3412/ 3442 | ascom@cultura.ba.gov.br

CONSELHO DE CULTURA CRIA COMISSÃO PARA ACOMPANHAR AS OBRAS DE REFORMA DO TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS

Assembleia extraordinária no dia 12 de agosto de 2015

Na assembleia extraordinária do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus, realizada no último dia 12 de agosto, quarta-feira, que teve como pontos de pauta a posse da nova diretoria e as obras de reforma do Teatro Municipal de Ilhéus, há dois anos e oito meses fechado foi criada uma comissão de acompanhamento  da reforma que ainda não tem prazo de conclusão. 

A comissão foi formada por Djalma Fernandes, Janete Lainha, Anarleide Menezes, Gilsoney Rodrigues e Pawlo Cidade. A presidência da comissão ficou a cargo da museóloga e professora Anarleide Menezes. A partir de agora eles irão acompanhar o andamento das obras, submeter o laudo técnico que determinou a interdição do Teatro ao Corpo de Bombeiros e o CREA e apresentar um relatório na próxima assembleia ordinária prevista para o dia 26 deste mês.

Segundo o representante da Secretaria de Cultura do Município, Marinho Rodrigues, a primeira parcela dos recursos destinados à reforma estão sendo utilizados na infraestrutura, a exemplo do forro, telhado, paredes e construção de uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e a segunda parte que ainda não está disponível será para a compra de equipamentos, já que os atuais estão obsoletos.

Para Pawlo Cidade, membro da câmara setorial de Teatro e Literatura que deixa o cargo de presidente do Conselho nesta segunda-feira, quando haverá a posse do novo presidente na Academia de Letras de Ilhéus, a partir das 18h30, o CMC vem cobrando celeridade nas obras do Teatro e solicitando explicações do governo pela demora da entrega. Além do mais a gente - entre outras funções - o papel de fiscalizar os espaços públicos de cultura e dar uma resposta à sociedade. 

O Teatro Municipal de Ilhéus foi construído em 1932. Com o tempo, o prédio não resistiu e desabou. Em 1986, ele foi reconstruído e entregue aos ilheenses no dia 10 de julho, tornando-se palco de espetáculos nacionais, internacionais, regionais e locais, revelando um grande número de artistas pelo país.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

PARABÉNS,JORGE AMADO!



"NÃO ESCREVI MEU PRIMEIRO LIVRO PENSANDO EM FICAR FAMOSO. ESCREVI PELA NECESSIDADE DE EXPRESSAR O QUE SENTIA."


Hoje é o aniversário do escritor que apresentou Ilhéus para o Mundo: Jorge Amado! Nas palavras de Davi BoaventuraJorge Amado “é um universo maior do que você imagina. Ele tem um domínio da narrativa espetacular, uma construção que ainda hoje encontra paralelos, deixa você impregnado daquilo.” Obrigado, Jorge, o sempre amado!

Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 2012 e morreu no dia 06 de agosto de 2001. Saiba mais sobre a história de Jorge Amado clicando aqui.

SECULTBA INSCREVE PARA SEGUNDA FASE DO EDITAL MOBILIDADE ARTÍSTICO CULTURAL 2015


Com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, a segunda fase do edital possibilita suporte financeiro a artistas e promotores culturais adquirirem experiências em outros países e estados brasileiros 


O edital Mobilidade Artístico Cultural 2015, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), recebe propostas de iniciativas de residência, de formação, de intercâmbio e de difusão artístico-cultural no Brasil e no exterior até o dia 07 de setembro. O certame oferece suporte financeiro a artistas e promotores culturais selecionados possibilitando que tenham experiências em outros países e estados brasileiros. As atividades propostas devem acontecer de novembro deste ano a janeiro de 2016 e as inscrições podem ser realizadas por meio de envio de documentação via Correios. No total, serão duas seleções em 2015, com o investimento de R$ 500 mil, via Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

Para as residências artístico-culturais, o edital contempla a permanência fora do estado ou país de domicílio, por um período mínimo de seis semanas, de artistas ou profissionais da cultura para se concentrar inteiramente em um projeto específico que esteja em fase de pesquisa, concepção, produção ou finalização. Para as formações artístico-culturais, o edital prevê a participação de artistas ou profissionais da cultura em cursos, oficinas ou estágios, fora do estado ou país de domicílio, em entidades de referência no domínio das artes e/ou da cultura, que contribuam para o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação técnica e/ou artística do proponente. No aspecto do intercâmbio e difusão, o edital proporciona a troca de conhecimentos e experiências, bem como a circulação e a distribuição de produções artísticas e culturais em outro estado brasileiro ou país, contemplando a participação de artistas e profissionais da cultura em atividades culturais nacionais e internacionais, podendo a viagem destinar-se a apresentação de trabalho próprio; circulação de artistas ou grupos baianos; pesquisa e prospecção; promoção de bens e serviços culturais (participação em feiras setoriais); construção e dinamização de redes, entre outros.

Confira o cronograma de apresentação de propostas:

PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS
2ª seleção
De 08/08/15 até 07/09/15
Início do cronograma: a partir de 12/12/15
Atividades principais: fevereiro, março e abril de 2016


A SecultBA proporciona atendimento através da Central de Atendimento Integrado para orientar interessados e proponentes. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, através do telefone (71) 3103 3489, e-mail mobilidade@cultura.ba.gov.br ou presencialmente no endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n, térreo – Centro, CEP: 40.020-010 – Salvador/Bahia.

O edital Mobilidade Artístico Cultural 2015 contribui para o desenvolvimento e inserção nacional e internacional do setor cultural do Estado, e para a circulação de artistas e propostas culturais. O financiamento irá possibilitar residências, intercâmbios, difusão, circulação e formação na área de artes e cultura para pessoas, grupos ou obras. Em 2014, foram realizadas três chamadas totalizando 90 propostas apresentadas, 47 inscritas após passarem por análise prévia e 24 projetos contemplados, com países destino tais como Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Inglaterra, Alemanha e França. Desde 2007, foram 147 projetos apoiados. Grupos e artistas tais como o Samba Chula de São Braz, Baianasystem, Vandex e Toco Y Me Voy; espetáculos teatrais tais como O Sapato de Meu Tio e Entre Nós; estágios, intercâmbios e participações em eventos e festivais foram executados e possibilitados através do edital.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias Estaduais de Cultura e da Fazenda da Bahia. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.

10/08/2015

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com