quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ARTE E GASTRONOMIA NO PARAÍSO


Quem disse que comida e arte não se misturam? No último fim-de-semana (31/7 a 02/08) o distrito de Taipu de Fora, na península de Maraú, a 122 km de Ilhéus, pela BA-001 e BR-030, aqui mesmo no Estado da Bahia mostrou que Literatura, Artes Visuais, Música e Gastronomia são ingredientes perfeitos para uma programação diversificada e agradável. Durante quatro dias um extensa programação envolveu turistas, nativos, chefs, artistas e escritores no primeiro festival de arte e gastronomia do Município.

Sobremesa Cocada de abóbora com bolo de cupuaçú

Sob a tutela de Mário de Lima e Gino César o festival deu o pontapé inicial para uma série de novos encontros que estarão por vir. Neste primeiro, as presenças dos escritores Clarice Freire, autora de "Pó de Lua"; Pedro Gabriel, autor de "Eu Me Chamo Antônio"; Rodrigo Rosp, editor e autor de "Fingidores"; Davi Boaventura, autor de "Talvez não tenha criança no céu"; Rivani Nasário,  a cordelista de Recife; Viviane Távora, autora de "Pé de Limerique" e Pawlo Cidade, autor de "O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim"; dos artistas visuais Marcelo Terça-Nada, Catharina Suleiman, Marina Bucchieri e Rodrigo Guimarães; das cantoras Gigi Suleiman e Andréa Pradho e dos chefs que preparam as delícias das várias regiões da Bahia, ensinando e brindando os participantes com seus mais variados sabores com entradas de bruschetta de tomate e rúcula, de gorgonzola e bacon, abóbora e camarão, seguidos de degustações de nhoque de banana com molho de moqueca, pirão de tapioca e siri, charuto de peixe com ervas e molho agridoce, moqueca de polvo, escalope ao vinho branco e batata doce.

E as sobremesas? Crumble de mamão e manga, mousse de manga com comporta de frutas, pavlova e marquise, paçoca de abóbora e bolo de cupuaçú. Tudo com muito carinho e bom gosto. E as apresentações culturais? E as oficinas e aulas de cozinha? E o Clube de Leitoras de Barra Grande? Um festival completo. Parafraseando Pedro Gabriel, "o bom de virar saudade é que há você logo ali, na península de Maraú". E o primeiro festival de Taipu de Fora foi assim: "Delicioso, como um café e um bom bate-papo." 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

MINISTÉRIO DA CULTURA LANÇA HOJE EDITAIS QUE PODERÃO BENEFICIAR QUASE 100 PREFEITURAS


Até 97 projetos culturais de prefeituras ou de seus órgãos, da administração direta ou indireta, poderão ser contemplados com recursos do Sistema Nacional de Cultura. Para garantir esse investimento, de R$ 15 milhões, serão lançados hoje, quarta-feira, dia 5, quatro editais do Ministério da Cultura, por meio de suas secretarias de Articulação Institucional (SAI), do Audiovisual (SAv) e da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), da Fundação Cultural Palmares (FCP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB). O lançamento ocorrerá dentro do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense, na Câmara Municipal de São João de Meriti (RJ), às 10h.

O lançamento dos editais será uma das atividades da Caravana da Cultura na Baixada Fluminense, que o Ministério da Cultura realiza HOJE. Trata-se da maior caravana já realizada pelo órgão, e contará com a presença do ministro Juca Ferreira, dos secretários Vinicius Wu (de Articulação Institucional); Ivana Bentes (da Cidadania e da Diversidade Cultural); Carlos Paiva (de Fomento e Incentivo à Cultura) e Pola Ribeiro (do Audiovisual), além da presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, e da diretora substituta da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, Suzete Nunes.

Editais

Os editais irão selecionar projetos culturais inscritos por prefeituras ou por seus órgãos de municípios que sigam as diretrizes e critérios constantes do Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional da Cultura. Os projetos contemplados deverão ter período de execução de até 24 meses.

Para se inscreverem, os municípios deverão estar com seus acordos de cooperação federativos vigentes e com seus Sistemas Municipais de Cultura instituídos por leis próprias publicadas, ou ao menos com o projeto de lei finalizado. Neste caso, a aprovação pela respectiva Câmara Municipal e a publicação no Diário Oficial do Município deverá ser feita até o início do convênio que será assinado com o Ministério da Cultura. 

O período para as inscrições será de 17 de agosto a 30 de setembro de 2015.

Saiba mais sobre cada um dos editais