sábado, 18 de julho de 2015

FUNARTE LANÇA NOVE EDITAIS PARA ARTES VISUAIS, CIRCO, DANÇA, MÚSICA E TEATRO


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) irá lançar nove editais de abrangência nacional para as áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro. No total, serão investidos R$ 26,5 milhões no fomento a 354 projetos. O lançamento oficial será no dia 24 de junho, às 16 horas, na Funarte-MG, com presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do presidente da Funarte, Francisco Bosco.

Entre os nove editais estão novas edições das três principais premiações da instituição: prêmios Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, de Dança Klauss Vianna e de Teatro Myriam Muniz. Juntos, os três prêmios selecionarão 235 projetos, com objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades artísticas, incentivando a criação e a circulação de espetáculos, além de contribuir para a manutenção de coletivos, grupos e companhias.

Na área de artes visuais, estão previstos os prêmios de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, Marc Ferrez de Fotografia, de Arte Contemporânea e o Programa Rede Nacional de Artes Visuais – 12ª Edição. Este último possibilitará a produção artística destinada ao acervo de museus públicos e privados e a realização de oficinas, bolsas e exposições para as galerias e espaços da Funarte em Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) e de espaços parceiros da Funarte em Belém (PA) e no Recife (PE).
Música
Para a música serão dois editais: Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras e Prêmio Funarte Palcos de Música Popular. O primeiro será voltado a orquestras infanto-juvenis, contemplando orquestras de música clássica para bairros e comunidades populares. Dividido em dois módulos, o Prêmio Funarte Palcos de Música Popular tem foco na produção da música autoral independente e contemporânea, divididos em dois módulos: Palcos e Equipamentos musicais e Festivais e Mostras.
Os editais terão datas de inscrições diferenciadas, que serão divulgadas no evento de lançamento. Acompanhe mais detalhes no site do Ministério da Cultura e no da Funarte

Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Ministério da Cultura

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Formação de Portfólio é tema de consultoria do Bahia Criativa em Itabuna (BA)


O escritório Bahia Criativa - fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através da Superintendência de Promoção Cultural – promove entre os dias 20 e 22 de julho de 2015, de 8h30 às 17h30, a consultoria coletiva Formação de Portfólio. A ação será realizada pelas consultoras Rejane Mira e Renara Telma Ladeia no Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela SecultBA em Itabuna (BA). A consultoria é gratuita e as inscrições estão abertas até o dia 17/07 através do e-mailbahia.criativa@cultura.ba.gov.br.

A consultoria é voltada para microempresas, pequenas empresas, agentes e produtores culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva do segmento criativo. A ação busca orientar como a formação de um portfólio facilita a apresentação de produtos e serviços para o mercado.

Sobre Rejane Mira: Mestre em Desenvolvimento Regional, especialista em Metodologia do Ensino Superior. Professora da Fundação Visconde de Cairu. Realizou diversos trabalhos de consultoria em turismo e interpretação do patrimônio em destinos como Salvador, Cachoeira, Itaparica, Vera Cruz, Ilhéus, Simões Filho, São Francisco do Conde e outros destinos. Atuou no Projeto de Produção Associada ao Turismo Étnicos, Cama & Café e Territórios Criativos.Trabalha com planejamento Turístico, Pesquisa e Análise do Mercado Turístico, Interpretação do Patrimônio, Teoria do Turismo, Hotelaria, Eventos e também consultora da pós em eventos da FACTUR – Olga Mettig, Instituto da Bahia – IFIBA.

Sobre Renara Telma Ladeia: Consultora credenciada ao SEBRAE, credenciada nas áreas de marketing e vendas, desenvolvimento setorial, formada em turismo com mestrado na área de planejamento territorial e desenvolvimento social, com especialização em administração de empresas e administração em planejamento e organização de eventos públicos e privados com experiência na área de marketing promocional e sustentabilidade, bem como na área de Gestão Empresarial e Marketing, através de elaboração de diagnóstico, implementação de plano de ação na área de marketing e da aplicação de diagnósticos empresariais, utilizando a ferramenta da Matriz Competitividade para ME – Micro Empresas e EPP – Empresas de Pequeno Porte.

Escritório Bahia Criativa - O Bahia Criativa é um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos. Fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, o equipamento é gerido pela Secretaria de Cultura do Estado e tem como objetivo proporcionar qualificação ligada à gestão e sustentabilidade econômica de atividades criativas. O local oferece atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, por meio de consultorias, assessoria técnica e capacitação profissional – sempre com foco na qualificação da gestão de projetos e negócios criativos. Neste primeiro ano de atuação, o Escritório Bahia Criativa soma 1.463 pessoas atendidas em 13 territórios de identidade, participantes de formações, oficinas e consultorias para o setor da economia da Cultura.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

SECULTBA INSCREVE PARA EDITAL MOBILIDADE ARTÍSTICO CULTURAL 2015

Edital possibilita suporte financeiro, via Fundo de Cultura da Bahia, a artistas e promotores culturais adquirirem experiências em outros países e estados brasileiros

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abrirá na próxima quarta-feira, 08/07/2015, as inscrições para o edital Mobilidade Artístico Cultural 2015. O edital oferece suporte financeiro a artistas e promotores culturais selecionados possibilitando que tenham experiências em outros países e estados brasileiros. As inscrições podem ser realizadas por meio de envio de documentação via Correios. Serão duas seleções em 2015 que visam apoiar iniciativas de residência, de formação, de intercâmbio e difusão artístico-cultural no Brasil e no exterior, com o valor total de R$ 500 mil via Fundo de Cultura do Estado da Bahia. As inscrições para a primeira seleção vão até o dia 01/08/2015 e a segunda seleção começa em 02/08 e segue até 01/09/2015.

O edital Mobilidade Artístico Cultural 2015 contribui para o desenvolvimento e inserção nacional e internacional do setor cultural do Estado, e para a circulação de artistas e propostas culturais. O financiamento irá possibilitar residências, intercâmbios, difusão, circulação e formação na área de artes e cultura para pessoas, grupos ou obras. Alexandre Simões, superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, analisa que essa chamada pública promove a inserção qualificada do Estado no cenário internacional, estimulando o diálogo intercultural, a aprendizagem, trabalhos colaborativos e o acesso a novos conteúdos. “O Programa de Apoio à Mobilidade Artística e Cultural espera contribuir para o desenvolvimento e renovação da cena cultural local, a aproximação e fortalecimento de laços culturais com outros países e a criação de oportunidades de negócios, com a promoção de exportação de bens e serviços culturais, e de participação no mercado internacional”, afirma o superintendente.

Para as residências artístico-culturais, o edital contempla a permanência fora do estado ou país de domicílio, por um período mínimo de seis semanas, de artistas ou profissionais da cultura para se concentrar inteiramente em um projeto específico que esteja em fase de pesquisa, concepção, produção ou finalização. Para as formações artístico-culturais, o edital prevê a participação de artistas ou profissionais da cultura em cursos, oficinas ou estágios, fora do estado ou país de domicílio, em entidades de referência no domínio das artes e/ou da cultura, que contribuam para o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação técnica e/ou artística do proponente. No aspecto do intercâmbio e difusão, o edital proporciona a troca de conhecimentos e experiências, bem como a circulação e a distribuição de produções artísticas e culturais em outro estado brasileiro ou país, contemplando a participação de artistas e profissionais da cultura em atividades culturais nacionais e internacionais, podendo a viagem destinar-se a apresentação de trabalho próprio; circulação de artistas ou grupos baianos; pesquisa e prospecção; promoção de bens e serviços culturais (participação em feiras setoriais); construção e dinamização de redes, entre outros.

Confira o cronograma de apresentação de propostas:

PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS
1ª seleção
2ª seleção
De 08/07/15 até 07/08/15
De 08/08/15 até 07/09/15
Início do cronograma: a partir de 10/11/15
Início do cronograma: a partir de 12/12/15
Atividades principais: novembro e dezembro de 2015 e janeiro de 2016
Atividades principais: fevereiro, março e abril de 2016