sábado, 27 de junho de 2015

BOA NOTÍCIA: EM JULHO SAI A SEGUNDA PARCELA DO MAIS CULTURA NAS ESCOLAS


MINISTÉRIO DA CULTURA
Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural – SEFAC*
Diretoria de Políticas de Cultura e Educação
Coordenação-Geral de Cultura e Territórios Educativos

COMUNICADO


O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural – SEFAC, comunica às secretarias de educação, escolas públicas brasileiras e iniciativas culturais parceiras integradas ao Programa Mais Cultura nas Escolas que o pagamento da segunda parcela para desenvolvimento das atividades do programa deverá ocorrer no mês de julho de 2015. A decisão foi anunciada após reunião entre os secretários-executivos do MinC e do MEC.

O pagamento da segunda parcela, atribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, faz parte do processo de repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e suas ações agregadas. Alguns programas, como o Mais Educação, já estão recebendo os recursos por meio de suas UEx.

Com a sinalização positiva para o pagamento, orientamos as escolas e iniciativas culturais, cujas atividades se encontram paralisadas em virtude da falta de recursos, que, a partir do recebimento da segunda parcela, readequem o cronograma para a conclusão das ações previstas no Plano de Atividade Cultural. Lembramos que todas as alterações nos Planos devem ser aprovadas pelo conselho escolar e registradas em ata.

O Ministério da Cultura aproveita para esclarecer publicamente que todas as medidas necessárias para a garantia da ação foram tomadas, especialmente na articulação com o Ministério da Educação e o FNDE. Estamos cientes dos inconvenientes causados aos processos culturais em curso nas escolas e comunidades e que tal situação afetou diretamente artistas e grupos culturais, estudantes e gestores.

O Programa Mais Cultura nas Escolas centrará esforços para que as dificuldades identificadas nesta primeira edição do programa sejam superadas na próxima edição, a fim de tornar a educação de milhões de crianças e jovens de todo Brasil uma prática de reconhecimento e pertencimento necessários para a formação cidadã, a partir da aproximação das práticas pedagógicas das escolas públicas com as expressões culturais dos diferentes territórios do país.

Para levantar informações e diagnósticos que permitam a melhoria e reabertura do Mais Cultura nas Escolas em 2016, estão sendo desenvolvidas ações para monitoramento das atividades do Programa, como a realização de rodas de conversa com os comitês territoriais de Educação Integral já constituídos nos estados e a visitação em escolas de todas as regiões.

Informamos ainda que, em breve, estará disponível na plataforma do SIMEC (http://simec.mec.gov.br/) a parte II do Monitoramento, espaço de registro de informações pedagógicas, técnicas e orçamentárias acerca do Programa Mais Cultura nas Escolas, para preenchimento conjunto das escolas e iniciativas culturais parceiras.

Agradecemos o empenho de todos os artistas, gestores, professores, estudantes e comunidades integrados no Programa Mais Cultura nas Escolas, por acreditarem e fazerem parte dessa mudança paradigmática nos processos formativos e pedagógicos da escola pública brasileira.

Envie seus relatos, dúvidas, sugestões e reclamações pelo e-mail:


sexta-feira, 26 de junho de 2015

SEBRAE PROMOVE PALESTRA INTERNACIONAL SOBRE O PARQUE TECNOLÓGICO DE ÓBIDOS, EM ILHÉUS


CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO SERÁ REATIVADO NO INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE


Espaço cultural da SecultBA recebeu serviços de manutenção para reativação das salas de ensaio,
foyer e área externa

O Centro de Cultura Adonias Filho, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em Itabuna, será reativado no início do segundo semestre de 2015. As atividades no Centro estavam paralisadas desde 2014, mas o local vem passando por manutenções que incluem a reativação das salas de ensaio, sala principal, foyer e área externa, com equipe e recursos próprios, da ordem de R$ 40 mil. A reativação das atividades faz parte de um momento importante para a literatura regional e nacional: em novembro, se comemora o centenário do nascimento do escritor Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras que tem larga contribuição cultural no país.

Além dos serviços de reativação do local, a Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA contratou um arquiteto para elaborar um estudo de readequação e modernização conceitual do espaço com a intenção de que, ainda em 2015, sejam contratados os projetos complementares desta nova proposta de intervenção, que além de qualificar as estruturas existentes do espaço, também amplia a atuação do centro de cultura. O estudo foi apresentado ao Superintendente de Desenvolvimento Territorial, Sandro Magalhães, e segue em trâmites jurídicos e orçamentários para início das ações.

A estimativa de custo para contratação dos projetos complementares e realização da obra é de R$ 6,6 milhões.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

FORTALECER A POLÍTICA CULTURAL É META DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA


“Temos capacidade e vamos caminhar juntos durante dois anos, sempre em prol do fortalecimento da política cultural pública da Bahia”, afirma o presidente recém-eleito para o Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro. Com muita disposição de trabalhar pela Cultura, ele assume a função pelos próximos dois anos, ao lado do vice-presidente Emílio Carlos Tapioca.

O pleito aconteceu na tarde da última quarta-feira, 17, em Sessão Plenária na sede do Conselho Estadual de Cultura, no Campo Grande, em Salvador. A eleição foi conduzida pelo secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, que recebeu como convidado o representante da regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura (MinC), Carlos Henrique Chenaud.

O ciclo eleitoral teve início no turno da manhã, quando conselheiros e conselheiras debateram o que esperam da nova gestão do órgão. Na mediação dos trabalhos estava o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), Luciano Pinho. Na ocasião, foi aberto espaço para que os interessados na presidência e vice-presidência lançassem seus nomes como candidatos.

Os conselheiros Emílio Carlos Tapioca e Pawlo Cidade oficializaram as candidaturas para o posto de vice-presidente, seguidos pelos conselheiros Márcio Ângelo Ribeiro e Aurélio Schommer, que gostariam de ocupar o posto de presidente. Pela tarde, já com a presença do secretário Jorge Portugal, a primeira votação foi destinada à vice-presidência.

RESULTADO – O placar de 21 votos contra oito garantiu a vitória de Emílio Carlos Tapioca. “Ambos somos vitoriosos. É o momento de nos unirmos para trabalharmos de forma clara e objetiva. Temos que atender a diversidade, a territorialidade e o comprometimento com a cidadania”, disse o vice-presidente, em seu discurso de agradecimento.

Em seguida, após obter 18 votos, Márcio Ângelo Ribeiro assumiu a presidência do órgão. O segundo colocado, o conselheiro Aurélio Schommer, conseguiu oito votos. Houve ainda dois votos nulos e um em branco. “Essa é uma vitória do coletivo. Esse momento que tivemos, a partir dessa eleição, é um símbolo do que ocorrerá no Conselho, pois tudo será resolvido coletivamente. Estaremos na frente para o fortalecimento da política cultural do Estado. Temos que ter política e direção. Quero agradecer a confiança de todos, vamos caminhar juntos esses dois anos”, comentou o presidente, logo após a confirmação do resultado.

VOTAÇÃO – O pleito aconteceu por meio de voto secreto. Chegou a ser debatido se o voto deveria ser aberto, mas, após votação, a maioria dos presentes optou por não revelar sua escolha durante a eleição. O evento serviu também para que os membros da instituição tivessem a oportunidade de expor seus anseios em relação ao funcionamento do órgão, como foi o caso do conselheiro Sandro Magalhães.

Em seu segundo mandato como conselheiro, Magalhães alertou seus pares sobre a necessidade de o presidente e seu vice estarem dispostos a lidar com os problemas financeiros que o Estado enfrenta. Outra necessidade apontada é de os novos gestores se dedicarem a conhecer o Conselho e suas demandas de trabalho como órgão colegiado da SecultBA. “O Conselho é um espaço de respostas às demandas sociais”, explicou o conselheiro, após destacar o papel normativo e consultivo da instituição.

O secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, comemorou a disposição dos conselheiros para trabalhar pelas políticas públicas culturais. “Aprendo muito com o Conselho, talvez eu seja o que mais aprende aqui. Há uma convergência muito grande sobre a possibilidade de construção de consensos democráticos que fortalecem a todos”, assinalou.

A próxima Sessão Plenária foi agendada para o dia 22 de julho. Participaram do evento na última quarta-feira os conselheiros territoriais Acácia Nascimento, Fábio Mendes, José Carlos Paulo da Silva, Fábio Mendes, Jorge Baptista Carrano, José Vagner Lavôr, Márcio Ângelo Ribeiro, Pawlo Cidade, Raimundo Nonato Tito da Silva e Virgínia Coronago.

Como conselheiros setoriais estavam Adenil Batista (Pan Batista), Ana Vaneska Almeida, Aurélio Schommer, Javier Alfaya, Luiz Aldo, Nadja Vladi, Nilo Silva Trindade, Silvio Roberto Portugal, Wilson Fernando e Wilson Mário Santana (Sumário Viola).

Já os conselheiros indicados pelo poder público que registraram presença foram Arany Santana (CCPI), Edvaldo Gomes Vivas (MPE), Edvaldo Mendes Araújo (FPC), Emílio Carlos Tapioca (ADIMCBA), Fernanda Tourinho (Funceb), Ive Cristiane (TJ), João Carlos de Oliveira (IPAC) e Maria Ivanilde Nobre (Sec. de Educação).

Estavam como ouvintes na Sessão Plenária os conselheiros suplentes Cristiane Taquari, Kuka Mattos e Luciano Rocha.

COMENTÁRIO DO BLOG:

Parabéns aos conselheiros Márcio Ângelo e Emílio Tapioca. Prova de que uma articulação bem estrutura produz resultados.