terça-feira, 31 de março de 2015

PALCO GRAPIÚNA CUMPRE PRIMEIRA ETAPA EM ILHÉUS COM PARTICIPAÇÃO DA SECULT/BA

Da esquerda para direita: Uilson Pedreira, Sandro Magalhães, Samuel Mattos, Paulo Atto e Romualdo Lisboa

O público prestigiou a primeira etapa do Projeto Palco Grapiúna, realizado no período de 26 a 29 de março, em Ilhéus. No primeiro dia, o debate "Teatro e Território - Fortalecendo os Espaços Alternativos" colocou na mesa Sandro Magalhães, superintendente de territorialização da cultura da SECULT; Samuel Mattos, representante da Proex - Pró-Reitoria de Extensão, na UESC; Romualdo Lisboa, diretor da Diretoria de Espaços Culturais, Uilson Pedreira da Diretoria de Territorialização da Cultura e Paulo Atto, secretário de cultura de Ilhéus. Entre os destaques da mesa está a confirmação de que o Centro de Cultura Adonias Filho será reaberto ainda este ano. "É prioridade do governador Rui Costa," afirmou o diretor da Diretoria de Espaços Culturais, Romualdo Lisboa.

A notícia de reabertura do Centro de Cultura deixou os produtores do Palco Grapiúna entusiasmados: "Afinal este é um dos nossos objetivos, chamar a atenção do fechamento do Centro de Cultura em Itabuna e do Teatro Municipal, em Ilhéus. Os espaços alternativos são, como disse o secretário de cultura, Paulo Atto, "alternativas de espaço"," salientou Mateus Saron, da Saron Produções Artísticas.

A atriz Mariana Rosa no poema "Saudade"

Já o diretor artístico da Comunidade Tia Marita, Pawlo Cidade, disse que os espaços de Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Ubaitaba terão mais visibilidade depois da mostra. "Graças ao apoio cultural da TV Santa Cruz, através do projeto Janelas para o Teatro e dos demais parceiros locais, a exemplo da Secretaria de Cultura de Itajuípe, secretaria de Assistência Social, em Uruçuca; Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em Ubaitaba; Secretaria de Cultura de Ilhéus e Secretaria de Cultura de Buerarema e do apoio da Proex - Pró-reitoria de Extensão, da Universidade Estadual de Santa Cruz, das lojas Buriti e da CICON Construtora e Incorporadora."

PARTIDA

Na sexta-feira, dia 28 de março, a mostra abriu com o espetáculo PARTIDA, com dramaturgia e direção de Pawlo Cidade; dia 29 de março foi a vez da performance de Mariana Rosa, com o poema "Saudade", seguido dos espetáculos "Sombras da Ouvidor" e "Virgens à Deriva". O primeiro com direção coletiva e supervisão de Mateus Saron e o segundo de Murilo Pitombo.

 SOMBRAS DA OUVIDOR

VIRGENS À DERIVA

No domingo, foi a vez do poeta e contador de histórias, José Delmo, levar ao palco o espetáculo "Um ator em busca de um texto." O decano do teatro grapiúna mostrou toda a sua experiência e interpretação num texto curioso e engraçado. E por fim, na segunda sessão da noite, os intrépidos atores do Teatro Popular de Ilhéus apresentaram mais uma vez o premiado "Teodorico Majestade - as últimas horas de um prefeito", com direção de Romualdo Lisboa.

UM ATOR EM BUSCA DE UM TEXTO 

TEODORICO MAJESTADE

Longe de ser uma mostra competitiva, o projeto traz ao Território uma discussão sobre o fortalecimento dos espaços alternativos que estão ao longo dos últimos anos se configurando como espaços de troca de experiências e opção alternativa dos principais Municípios do Sul da Bahia. 

Agora será a vez da cidade de Buerarema, de 09 a 12 de abril, no Centro de Cultura Jonas e Pilar.  

Nenhum comentário: