sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CARTILHA "COMO TRANSFORMAR A CULTURA EM UM BOM NEGÓCIO" FOI LANÇADA NO ESPAÇO CULTURAL BATACLAN


O agente cultural Raymundo Sá Barreto mostra a cartilha

Secretários, agentes culturais, parceiros, amigos e artistas estiveram presentes na noite de ontem (25/09) para prestigiar o lançamento da cartilha COMO TRANSFORMAR A CULTURA EM UM BOM NEGÓCIO - 17 PERGUNTAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM EMPREENDEDOR CULTURAL, com patrocínio do SEBRAE e realização da Comunidade Tia Marita. O cenário escolhido para o lançamento foi o Espaço Cultural Bataclan, coordenado pelos empresários Cacau e Thaís. 

A programação contou com a fala da coordenadora regional do SEBRAE, Claudiana Figueiredo, que salientou a importância da proposta e do entusiasmo do SEBRAE em apoiar iniciativas que fortaleçam as políticas públicas de cultura e a comunidade artística; em seguida o Secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ócke também falou sobre a proposta bastante satisfeito, já que a cartilha aponta interfaces da cultura para o trabalho com o social. Depois, o Secretário de Cultura, Paulo Atto, na oportunidade representando o Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, elogiou o empreendedorismo de Pawlo Cidade e a formatação do projeto apresentado.


 Fabíola Mandarim, consultora SEBRAE e Claudiana Figueiredo, gerente regional SEBRAE


 Viviane Siqueira, presidente da Comunidade Tia Marita


Claudiana Figueiredo e Pawlo Cidade na apresentação do projeto

COMO TRANSFORMAR A CULTURA EM UM BOM NEGÓCIO irá orientar e apontar caminhos para a micro e pequena empresa do ramo cultural como grupos de teatro, bandas de música, companhias de dança, grupos circenses e coletivos artísticos de fotografia, desenho e pintura. Ela está diretamente ligada à processos de criação, produção e distribuição de produtos e serviços artísticos e culturais.

A publicação ainda contou com o apoio de Taironny Fotografia, Espaço Cultural Bataclan, CDL de Itabuna, Ponto Digital, ProArte, ACATE, Secretaria de Comunicação Social de Ilhéus, Rádio Difusora e Diário de Ilhéus. 

Hoje, o lançamento será no Teatro Zélia Lessa, em Itabuna, Bahia, às 19 horas. Entrada gratuita.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SAIU O RESULTADO DA SEGUNDA CHAMADA DO CALENDÁRIO DAS ARTES DA FUNCEB


Foi publicado hoje no Diário Oficial da Bahia o resultado da 2ª. Chamada do Calendário das Artes. Mais sete projetos do Macroterritório 1, que abrande os territórios Litoral Sul, Extremo Sul, Baixo Sul e Costa do Descobrimento, foram contemplados:

  • CD Serra do Jequitibá, de Marcelo Sanjuan Ganem, de Buerarema;
  • Cine Incidental – Circulação Ilhéus, de Elielton Isidoro Santos, de Ilhéus;
  • Circo-escola para todos!, de Ivana Nistco, de Uruçuca;
  • Exposição Fotográfica “Porto de Trás – Imagens de um quilombo urbano”, de Andreza Mona Dias Lopes do Bonfim, de Ilhéus;
  • Festival Arte Capoeira, de Alberto da Silva Rocha, de Belmonte;
  • Teatro Cidadão, de Cleber Rodrigo Braga de Oliveira, de Ilhéus;
  • Tempero Musical – Jovens Talentos de Camamu, de Maria Cristina da Silva Leme Gonçalves, de Prado.


O Calendário das Artes é um concurso promovido pela FUNCEB para a seleção de propostas que estimulem o desenvolvimento das artes nos diversos Territórios de Identidade do estado da Bahia. O Calendário das Artes foi iniciado em 2012 e se baseia em princípios para garantir a simplificação, a ampliação e a territorialização da distribuição de recursos para a produção artística de pequeno porte em toda a Bahia.
Cada proposta recebe um prêmio de R$ 10.400,00, já descontado o imposto de renda.

Logo mais, a FUNCEB publica a lista completa de todos os macroterritórios contemplados e seus respectivos suplentes.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PRORROGADO CADASTRAMENTO DE ELEITORES E CANDIDATOS DOS COLEGIADOS SETORIAIS DE CULTURA

Clique na imagem e faça logo sua inscrição

Representantes e cidadãos vinculados à comunidade cultural baiana têm mais uma semana para participar da etapa inicial do processo de decisão dos membros dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia prorrogou, até 26 de setembro de 2014, o cadastramento de eleitores e candidatos para os colegiados. A portaria que estabelece o novo prazo foi publicada na edição do fim de semana (20-21), do Diário Oficial do Estado. Os novos colegiados, dez ao total, vão representar os setores de: Arquivos e memória, Bibliotecas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Design, Livro e leitura, Moda, Museus, e Patrimônio. O cadastramento é aberto a pessoas físicas, maiores de 18 anos, residentes no estado da Bahia e atuantes na área cultural do setor, através de plataforma virtual disponível no site da SecultBA.

Em parceria com a sociedade civil, estão diretamente comprometidas com as eleições dos colegiados setoriais a Fundação Pedro Calmon (FPC), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e a Superintendência de Promoção da Cultura (SUPROCULT).