sábado, 16 de agosto de 2014

OFICINA DE TEATRO EM ITAJUÍPE IRÁ DESVELAR PROCESSO CRIATIVO NO CASARÃO DA PRAÇA


Para que existe o Teatro? Para a plateia? Para o texto? Para a técnica? O Teatro existe para o ator, sem o qual não pode absolutamente existir. Afinal, o que é leve? O que é insustentável no processo de criação? O Teatro tem um palco. Um palco insustentável e leve. Entre pedaços de papel, cenas improvisadas, gestos inúteis, marcações despropositadas, surge o personagem. “É necessário uma desconstrução para então, e somente então, construirmos.” A construção é um processo de evolução. A oficina “A Insustentável Leveza do Palco” que será ministrada na próxima semana no Município de Itajuípe é uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itajuípe.
A oficina de interpretação teatral para atores e não atores é baseada em três momentos conceituais de expressão intitulados de “desvelamento”, parte do processo que consiste na experiência criativa, no processo de descoberta, desvelamento,aprovação e desaprovação, técnicas e fisicalização. Este primeiro encontro tem como ponto de partida os jogos de improvisação, baseados no legado de Viola Spolin.
O segundo momento é chamado de “corpo poético”, momento de compreender as linguagens do gesto. Neste encontro o aluno-ator compreende que o discurso é substituído por um gesto e que o corpo permite múltiplas expressões. A pantomima de Jacques Lecoq fundamenta este encontro; e por fim a “construção da personagem.” Aqui o participante descobre que o ator está nitidamente separado de sua personagem, é apenas seu executante e não sua encarnação a ponto de dissociar, em sua atuação, gesto e voz. Esta simbiose entre personagem e ator é que causa as maiores dificuldades na análise da personagem. Esta é a proposta deste terceiro momento, fundamentado no sistema Stanislavski.
A oficina será dirigida por Pawlo Cidade, ator e diretor de teatro, presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, membro da Academia de Letras de Ilhéus, escritor, pedagogo, educador ambiental, especialista em projetos e gestão cultural e autor de mais de 30 espetáculos de teatro.

SERVIÇO

O quê? Oficina de Teatro: A insustentável leveza do palco.
Quando? 22, 23 e 24 de agosto de 2014
Onde? Casarão da Praça, Itajuípe, Bahia.
Horário? Dia 22, das 14h às 18h; Dias 23 e 24, das 8h às 12h; 13h30 às 17h30.

Quanto? Gratuito. Vagas limitadas.

SECULTBA ABRE CADASTRAMENTO DE ELEITORES E CANDIDATOS DOS COLEGIADOS SETORIAIS DE CULTURA DA BAHIA


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) convoca toda comunidade cultural para o cadastramento de eleitores e candidatos do processo de eleição dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia. As inscrições poderão ser feitas através de sistema disponível no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br), entre os dias 19 de agosto e 20 de setembro de 2014. Os novos colegiados, dez ao total, vão representar os setores de: Arquivos e memória, Bibliotecas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Design, Livro e leitura, Moda, Museus, e Patrimônio. Em parceria com a sociedade civil, estão diretamente comprometidas com as eleições dos colegiados setoriais a Fundação Pedro Calmon (FPC), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e a Superintendência de Promoção da Cultura (SUPROCULT), unidades da SecultBA.

É compromisso de um colegiado setorial orientar e respaldar decisões políticas voltadas a cada área, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelo poder público. Seu estabelecimento é previsto na Lei Orgânica da Cultura da Bahia (Lei nº 12.365 de 22 de novembro de 2012), que dispõe sobre a Política Estadual de Cultura e institui o Sistema Estadual de Cultura, que garantem a organização e planejamento a longo prazo dos planos, programas, projetos e ações do Estado da Bahia para a cultura em suas diversas dimensões. Não é a primeira vez que a SecultBA constitui colegiados setoriais. Em 2012, foram constituídos pelo mesmo processo democrático, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), sete Colegiados Setoriais das Artes, atuantes no biênio de 2013-2014.  Além destes, foi formado em 2013 o Colegiado Setorial de Culturas Digitais.

Como participar

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PROJETO ECOTEATRO NO CENTRO COMUNITÁRIO DO IGUAPE COMEÇA ESTE MÊS


O Projeto Ecoteatro, vencedor do Prêmio Mais Cultura na Escola, promovido em conjunto com os Ministérios da Educação e da Cultura e proposto pela escola Centro Comunitário do Iguape começa neste mês com a apresentação do esquete "Os dez mandamentos do desperdício." Segundo o coordenador pedagógico e sensibilizador do projeto, Pawlo Cidade, a ideia inicial é envolver todos os membros da escola para a proposta que será desenvolvida: "Queremos que todos fiquem sabendo do projeto e se integrem."

Na opinião do diretor escolar, a proposta irá fortalecer o projeto político pedagógico da escola: "O tema, o jogo e o resultado irão contribuir enormemente para o rendimento escolar do aluno." Os encontros com os sensibilizadores de Ecoteatro será sempre às sextas-feiras. A princípio, apenas quatro turmas serão contempladas com o projeto. A coordenação administrativa é da Associação Comunidade Tia Marita com o grupo Teatro Total.

Ecoteatro é um ramo do teatro que tem por objetivo aproximar o indivíduo do meio ambiente através do jogo teatral. Duas obras subsidiam o conteúdo: "Ecoteatro" e "Até Mais Verde", ambos do escritor Pawlo Cidade.


Livro que embasa o projeto

terça-feira, 12 de agosto de 2014

SECULTBA OFERECE 25 VAGAS PARA CURSO GRATUITO DE ASSISTENTE DE PRODUÇÃO CULTURAL


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) oferece, em Barreiras, um curso de Assistente de Produção Cultural, com certificação do Ministério da Educação (MEC). O curso integra o Programa Nacional de Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec), fruto da parceria entre o MEC e o Ministério da Cultura (MinC). O programa, criado em 2011 para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, oferece diversos cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de Cultura e Arte na capital e no interior da Bahia.

A pré-matrícula para o curso de Assistente de Produção Cultural deverá ser feita no dia 14 de agosto, na cidade de Barreiras. Serão oferecidas 25 vagas e os candidatos devem, obrigatoriamente, ser maior de idade e ter o ensino médio incompleto. As atividades terão início no dia 4 de setembro e seguem até 05 de novembro, acumulando 160 horas ao fim do curso. A participação do MinC nas negociações das vagas do Pronatec faz parte das ações de integração de Educação e Cultura em diálogo com um conjunto de metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), que prevê um aumento de 150% de vagas para essas áreas.

SERVIÇO

O que é? Curso de Assistente de Produção Cultural (25 vagas; 160h)
Período do curso: 04/09 a 05/11/2014
Horário das aulas: segunda à sexta, das 14h às 18h
Local de realização do curso: IFBA – Campus Barreiras (Antigo CEFET) - Rua das Várzeas, s/nº – Centro – Barreiras
Telefones: (77) 3612-9657 ou 3612- 9659/9650/9658

Descrição da vaga: o Assistente de Produção Cultural auxilia na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais e multimídia.

Pré-matrícula:

Quando: 14/08, das 9h às 17h (atendimento por ordem de chegada)
Onde: Rua Custódia Rocha de Carvalho, 152 – Centro – EBDA (antiga sede do Sebrae) – Barreiras/BA.
Documentos exigidos: original do CPF, RG, comprovante de residência e de escolaridade.
Pré-requisitos: maioridade, ensino médio incompleto.