sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ABERTAS INSCRIÇÕES DA EDIÇÃO 2013 DO AÇÃO POÉTICA NAS COMUNIDADES

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), convoca poetas, escritores e artistas que trabalhem interações entre a literatura e outras linguagens para participar da edição 2013 do Ação Poética nas Comunidades. Neste ano, o projeto se realizará em duas etapas: uma no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, de 25 a 30 de novembro, e outra no município de Cachoeira, de 2 a 7 de dezembro – a primeira vez que a ação chega também ao interior do estado. Através do concurso agora aberto, que recebe inscrições até 30 de setembro, serão selecionados oito artistas e/ou grupos residentes na Bahia para realizar oficinas e performances nos dois locais.

Criado em 2012, o Ação Poética nas Comunidades intenciona promover intervenção artística e social por meio da poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, em comunidades populares, através de atividades gratuitas, abertas ao público. Busca contribuir para amenizar carências socioculturais, proporcionando um tempo e um espaço para reflexão, sob o encanto da palavra poética. Cada vez mais assumida como uma arte interdisciplinar e com inúmeras possibilidades de abordagem, a poesia extrapola os espaços canônicos e invade praças, ruas, becos, favelas, bares, muros etc., deixando a cidade mais colorida, mais leve e mais humana.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CURSO DE TEATRO COM INSCRIÇÕES ABERTAS


A Academia de Letras de Ilhéus promove Curso de Interpretação Teatral com direção do professor e dramaturgo Pawlo Cidade. O curso tem a duração de treze semanas, com início no dia 27 de agosto e término no dia 19 de novembro. Os encontros serão semanais, sempre às terças-feiras, das 19 às 21 horas. A proposta é direcionada a iniciantes e atores/atrizes com experiência e idade mínima de treze anos. Todos os treze encontros propostos partirão de um esquete ou de um filme de curta duração previamente escolhido. As cenas estarão interligadas com os temas apresentados a cada semana. Os jogadores (alunos) discutirão o trabalho e farão exercícios que aprimorem suas habilidades de interpretação.

A matrícula é R$ 20,00 (vinte reais) e cada aula subseqüente custará apenas R$ 10,00 (dez reais). “A ideia é promover um curso de qualidade, com baixo custo, que permita a reflexão sobre a função do ator no Teatro,” assinala Pawlo.

Pawlo Cidade é autor, produtor e diretor de Teatro, com trinta espetáculos montados. Entre eles, “Cangaço”, “Capitães do Morro” e “Sítio do Picapau Amarelo.” Venceu os editais Manoel Lopes Pontes e Jurema Penna de Teatro, presidente do Colegiado Setorial de Teatro na Bahia, fundador e diretor do Grupo Teatro Total, autor dos livros “Berlinda”, “A Casa de Santinha” e “O Sequestro dos Raios do Sol”, "Ecoteatro", todos de Teatro. É membro da Academia de Letras de Ilhéus, ocupante da cadeira 13.


Mais informações: pawlocidade@msn.com ou pelos telefones: 73.9998.2555, 8845.5569, 8117.4854

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

BAHIA É O PRIMEIRO ESTADO A ELEGER CONSELHEIROS DE CULTURA ATRAVÉS DE CONFERÊNCIAS

O estado Bahia, um dos mais ricos centros culturais do país, torna-se pioneiro em termos de representatividade em suas instâncias de controle social na área da cultura. Na portaria 281/13, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 02 de agosto, e assinada pelo secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, (foto) estão determinadas as regras para o processo eleitoral Conselho Estadual de Cultura (CEC), que dará posse a 20 representantes territoriais. Com isso, aumenta-se a representatividade regional no órgão e será ampliada a participação da sociedade civil que poderá levar demandas às discussões das políticas culturais na Bahia.

A Bahia possui 27 Territórios de Identidade Cultural, que realizam suas conferências este ano no período de 06 de agosto a 09 de setembro. Durante esta etapa, cada território pode eleger até 05 delegados  – a depender do número de participantes – sendo 03 da sociedade civil (2/3), que poderão ser candidatos às vagas do Conselho Estadual. Cada território levará um candidato à V Conferência Estadual de Cultura. De lá, sairão os eleitos que passam a ter representatividade de voto no CEC. A alteração no quadro foi aprovada pelos conselheiros do CEC durante a Sessão Plenária do dia 16 de Julho. Assim, serão escolhidos 10 membros titulares e 10 suplentes que fazem parte dos Territórios de Identidade Cultural. A eleição acontece durante a V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que será realizada entre os dias 10 e 13 outubro em Feira de Santana.

O Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, ressaltou que a Bahia é o primeiro Estado a realizar uma eleição para o Conselho com representação territorial. “Nessa nova conjuntura, podem ser eleitos um total de até 81 delegados dos 27 Territórios, que poderão concorrer às 20 vagas do Conselho, entre titulares e suplentes”, explicou. O CEC passará a ter 30 membros titulares e 30 suplentes a partir de janeiro de 2014, sendo 10 titulares do poder público, 10 representantes territoriais e 10 dos colegiados setoriais.

Como uma experiência precursora, a reformulação do Conselho Estadual de Cultura da Bahia será compartilhada para outros estados do Brasil no Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura, presidido pelo também presidente do Conselho, Márcio Caires. Para acessar a Portaria 281/13, basta acessar o link : http://conselho.cultura.ba.gov.br/wp-content/uploads/2013/08/Portaria-281-processo-eleitoral-conselheiros-CEC21.pdf e para ver o calendário das Conferências Territoriais, acesse: