sexta-feira, 29 de março de 2013

TEATRO E TEATRALIDADE SERÁ REALIZADO NO FINAL DE ABRIL EM ILHÉUS



Caros Participantes,

Embora os recursos para o projeto Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências estejam assegurados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, a implantação do novo sistema de gerenciamento financeiro do Estado dificultou o repasse dos recursos necessários à execução do mesmo.
Neste sentido, o Seminário será transferido para os dias 25, 26 e 27 de abril, em local ainda a ser definido pela coordenação do evento. Graças a sensibilidade dos palestrantes, mediadores, oficineiros e sobretudo de todos que se inscreveram,  não haverá alteração na programação , sem prejuízo para o debate e a troca de experiências. Todos compreenderam a importância deste encontro para a Política Pública de Teatro da Bahia.
Agradecemos mais uma vez a compreensão de todos. Pedimos desculpas pelos transtornos que, porventura, tenhamos causado. As cortinas ainda não se fecharam. Estamos no primeiro ato. A glória da segunda casa será maior que a primeira.
Avancemos! O Teatro da Bahia não pode parar.

Saudações Teatrais,

Viviane Siqueira                                              Pawlo Cidade
Produtora                                                         Curador

quinta-feira, 28 de março de 2013

CONVITE


O Fórum de Cultura da Bahia com a intenção de consolidar sua participação no Território Litoral Sul vem convidar as 26 cidades do território a participar da reunião de construção do Conselho Territorial do Fórum de Cultura da Bahia no Litoral Sul.

 O evento acontecerá no dia 13 de abril de 2013, às 16:00, na sede do PONTO DE CULTURA ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO ITABUNENSE/ACAI Localizado à Rua Inglaterra, 497, Complemento Barracão. Bairro São Judas Tadeu. Itabuna - BA. CEP: 45605 125
                                                                                                   
Na oportunidade, será apresentado o Projeto OMO ILÚ – O Encontro dos Filhos do Tambor, realizado por Mestre Lumumba – Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012 – Funarte/MinC, em parceria com o Ponto de Cultura ACAI

O Projeto implanta 04 núcleos de restauração e fabricação de atabaques escavados em madeira, nas cidades de Itacaré (Casa dos Bonecos), Arataca (Assentamento Terra Vista), Pau Brasil (Comunidade Pataxó), e Itabuna (Comunidades de Matriz afro Brasileira/Ponto de Cultura/ACAI).
                      
Programação:

16:00  Roda de Abertura
16:20  Apresentação dos Representantes de Fóruns e Conselhos de Cultura do     
           Território Litoral Sul
17:00  Construção do Conselho Territorial do Fórum de Cultura da Bahia no Litoral Sul
18:00  Apresentação do Projeto OMO ILÚ – O Encontro dos Filhos do Tambor
18:40  Apresentações Culturais – A Festa do Tambor!!!!
20:00  Roda de Encerramento

Para mais informações:
Lula Dantas
 73 3612 0175
     9111 7096

terça-feira, 26 de março de 2013

Aberta consulta pública para mudanças na Lei do Fundo de Cultura


De 20 de março até 02 de maio a Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA) abre consulta pública para reformulação da legislação do Fundo de Cultura (FCBA). A proposta visa adequar à legislação do FCBA, criado em 2005, à Lei Orgânica de Política Cultural, Lei nº 12.365/11 e atende reivindicações da comunidade cultural colhidas ao longo dos últimos anos. A proposta também atualiza as áreas abrangidas pelo Fazcultura, igualando-as às da Lei Orgânica da Cultura.

Entre as principais mudanças, estão:

Atualização de conceitos, tornando o mecanismo aderente a concepções mais contemporâneas e ampliando sua cobertura para as distintas formas que se revestem o fazer cultural – artigos 2º e 3º;

Redução, de três para um ano, do tempo de estabelecimento ou domicílio dos proponentes na Bahia– inciso II, art. 3º;

Possibilidade de apoio, através de recursos do FCBA, a ação ou instituição pública possibilitando, especialmente, a transferência para fundos municipais e intermunicipais de cultura, condicionada à adesão ao Sistema Estadual de Cultura instituído Lei nº 12.365/2011; este, por sua vez, incentiva a existência de sistemas municipais de cultura (órgão de cultura, fundo de cultura, conselho paritário e plano municipal). Além de dar sustentação jurídica a ações culturais conjuntas entre Estado e outros entes federativos, o mecanismo aponta no sentido da descentralização com fortalecimento dos municípios – art. 7º;