sábado, 2 de fevereiro de 2013

NOVA LOGO PARA CELEBRAR 2013!

A nova logo traz a imagem da matriarca que a inspirou
A Associação Comunidade Tia Marita está de logo nova. A obra é de autoria do  meu amigo art designer João Ricardo. A ideia é que o nome de fantasia dialogasse com a imagem. Apesar da logo anterior ter um objeto que lembrava a capoeira, como arte, ainda faltava alguma coisa. Então, conversando com João ele foi decisivo: "A marca precisa dialogar." E foi o que ele fez. Obrigado, João. Parabéns, Comunidade Tia Marita. Que venham mais consultorias, mais projetos culturais, mais parceiros e muitos, muitos patrocinadores!

Aproveitando a logo nova compartilhamos hoje uma outra logo. A da Campanha "Sou Artista de Teatro." Postamos na Câmara e no Colegiado Setorial de Teatro da Bahia. Queremos mais teatro na escola, mais teatro na periferia, mais prioridades para os artistas de teatro nos programas de governo dos municípios e estados.


EDITORIAL


“Que é Teatralidade? É o Teatro menos o texto, é uma espessura de signos e de sensações
que se edifica em cena a partir do argumento escrito...”
BARTHES

 O termo Teatro vem de origem da palavra grega theatron que significa: lugar onde o público olha uma ação que lhe é apresentada num outro lugar. Para Patrice Pavis, “o Teatro é mesmo, na verdade, um ponto de vista sobre um acontecimento: um olhar, um ângulo de visão e raios ópticos o constituem. Tão-somente pelo deslocamento da relação entre olhar e objeto olhado é que ocorre a construção onde tem lugar a representação.”
E o que da Teatralidade? É bem provável que este conceito tenha se originado na mesma oposição que literatura/literalidade. A Teatralidade seria aquilo que, “na representação ou no texto dramático, é especificamente teatral (ou cênico) no sentido que o entende, por exemplo, Antonin Artaud, quando constata o recalcamento da teatralidade no palco europeu tradicional...”
A Teatralidade pode opor-se ao texto dramático lido ou concebido sem a representação mental de uma encenação, afirma ainda o autor. Em vez de achatar o texto dramático por uma leitura, a espacialização, isto é, a visualização dos enunciadores, permite fazer ressaltar a potencialidade visual e auditiva do texto, apreender sua teatralidade: “Que é Teatralidade? É o Teatro menos o texto, é uma espessura de signos e de sensações que se edifica em cena a partir do argumento escrito, é aquela espécie de percepção ecumênica dos artifícios sensuais, gestos, tons, distâncias, substâncias, luzes, que submerge o texto sob a plenitude de sua linguagem exterior.”
Essa discussão é bastante interessante, porque ela se apresenta como um conceito que pode alterar o sentido da palavra Teatro. Talvez – e isso é quase certo – Teatro e Teatralidade se completem. É possível que uma viva sem a outra. Um ator pode ser teatral durante um bom tempo. Porém, enquanto ele for teatral, estará criando aí uma modalidade de Teatro. Paradoxal? Controverso? Não, se considerarmos que teatral quer dizer, “muito simplesmente: espacial, visual, expressivo, no sentido que se fala de uma cena muito espetacular e impressionante.”
Por outro lado, podemos também entender a expressão teatral como sendo a maneira específica da enunciação teatral, a circulação da fala, o desdobramento visual da enunciação (personagem/ator) e de seus enunciados, a artificialidade da representação. “A Teatralidade se assemelha, isto é, a projeção, no mundo sensível, dos estados e imagens que constituem suas molas ocultas (...) a manifestação do conteúdo oculto, latente, que acoita os germes do drama.”
O fato é que não existe uma essência absoluta no Teatro. Isso faz com que possamos enumerar alguns elementos indispensáveis a qualquer fenômeno teatral. E um destes elementos é a Teatralidade. Não ousaria afirmar que a Teatralidade é uma propriedade do texto dramático. Mas, certamente é o que se fala de um texto quando ele é muito “teatral” ou “dramático”, sugerindo assim – como afirma Patrice Pavis – que ele se presta bem à transposição cênica (visualidade do jogo teatral, conflitos abertos, troca rápida de diálogos).
Em breve, falaremos sobre o tema em um Seminário específico que a Câmara e o Colegiado Setorial de Teatro estarão promovendo.

 Pawlo Cidade
Diretor Artístico 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CASA DOS ARTISTAS AGUARDA VISTORIA PARA ESPETÁCULOS DE FEVEREIRO



Em respeito ao Decreto Municipal 025/ 2013, que suspende o alvará de todas as casas de espetáculos da cidade, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) aguarda vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo para dar início aos espetáculos do mês. “A programação de fevereiro está pronta, com atrações de teatro, música, cinema. Mas, acatamos a decisão do governo municipal e, assim que recebermos a sinalização positiva, as atividades serão retomadas imediatamente”, declarou o diretor do grupo, Romualdo Lisboa.

Mesmo com shows musicais, peças de teatro e exibições de filmes temporariamente suspensos em função do Decreto, outras atividades seguem na Casa dos Artistas de Ilhéus. A exposição das telas do artista plástico Arthur Campello (foto acima) continua aberta à visitação gratuita. Os cursos e oficinas também estão mantidos. Ainda há vagas para bateria e percussão, dança criativa para crianças e adolescentes, aulas de dança afro-brasileira e oficina de canto popular. As inscrições são feitas das 14 às 18 horas e mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (73) 4102-0580.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Temporada Verão Cênico entra na última semana: 7.500 pessoas já assistiram!



Até agora, 7.500 espectadores já conferiram a programação da Temporada Verão Cênico 2013, que, desde o último dia 7 de janeiro, vem reforçando a programação teatral da Bahia com uma série de 96 apresentações, a preços populares e até mesmo gratuitas, de 32 diferentes espetáculos, em Salvador e outras 13 cidades do estado. Agora, é chegada a quarta e última semana do projeto, que, de segunda a quarta-feira (28 a 30 de janeiro), oferece suas últimas sessões, colocando em cartaz 22 peças.
Promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), a Temporada Verão Cênico se soma à produção das artes cênicas já existente no período, buscando consolidar o mote de que “de segunda a segunda, tem Teatro na Bahia”. Assim, o projeto pretende fortalecer as atividades deste cenário e dar visibilidade ao teatro baiano, em toda a sua diversidade, como uma opção de cultura durante a estação, mesclando formatos, temáticas, origens e identidades. “Para nós, da periferia, esta iniciativa tem sido muito importante, porque, até então, sempre tivemos dificuldade em conseguir entrar no circuito oficial dos teatros da Bahia”, pontua Mamo Castro, ator e diretor da comédia Os Mentirosos, integrante da Temporada.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FUNCEB CONVOCA ARTISTAS E PRODUTORES PARA COMPOR A AGENDA DO MARCO DO TEATRO E DO CIRCO 2013


O Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo são celebrados na mesma data: 27 de março. Por conta deste momento comemorativo, o Marco do Teatro e do Circo, desde 2007, é uma ação articulada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), para reverenciar a produção destas linguagens artísticas na Bahia. Além de concessão de apoio a projetos que estimulem o diálogo e a reflexão em torno da data, este ano feito através do Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões, que está com inscrições abertas até 15 de fevereiro, será também publicada a sétima edição de uma agenda especial que objetiva contribuir para dar visibilidade à programação de Teatro e de Circo que se apresenta nas cidades baianas durante o mês de março.

A agenda do Marco do Teatro e do Circo 2013 será formatada em um site, ampliando sua acessibilidade em toda a Bahia. A proposta é de festejar e chamar a atenção para o trabalho daqueles que investem continuamente, o ano inteiro, no fortalecimento, formação, produção, pesquisa, difusão e reconhecimento destes setores. Os conteúdos ali inseridos vão ser sistematicamente reforçados pela FUNCEB através de seus canais de comunicação, servindo de base para ações de divulgação com o público e a imprensa.

Para tanto, instituições, grupos, artistas e produtores estão convocados para que enviem as informações sobre atividades a serem desenvolvidas no mês de março de 2013, tais como apresentações artísticas, temporadas, cursos, palestras ou workshops, nas áreas do Teatro e do Circo. No site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br), está disponibilizado um formulário que deve ser preenchido e enviado até o dia 20 de fevereiro, para o e-mail marcoteatrocirco@gmail.com, garantindo a inclusão dos eventos nesta agenda.

Envio de conteúdos para a agenda do Marco do Teatro e do Circo 2013
Quando: Até 20 de fevereiro de 2013
Como: envio do formulário preenchido para o e-mail marcoteatrocirco@gmail.com
Acesso ao formulário no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br
Realização: FUNCEB/ SecultBA

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Assessoria de Comunicação
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(71) 3324-8565/ 8566
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Nivia Cerqueira – comnivia@gmail.com | (71) 8808-2446

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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TEM SEMINÁRIO DE POLÍTICA PARA O TEATRO NA BAHIA

Em breve, a Comunidade Tia Marita estará promovendo, em parceria com o Colegiado Setorial de Teatro, um dos maiores seminários de política pública para o Teatro da Bahia. Grande nomes do cenário baiano teatral já confirmaram presença. Agora é começar a capitação e tocar o barco.

O seminário vai rolar em abril. Fiquem ligados.