sexta-feira, 9 de março de 2012

V FESTIVAL ARTÍSTICO E CULTURAL DE CAMACÃ

É com muiiiiita alegria e energia positiva que Camacã, tem a honra de convidar a todos, para participar conosco do V Festival Artístico e Cultural, no período de 13, 14 e 15 de abril deste ano, no espaço físico do Centro Sócio Cultural Stélio Pereira de Andrade, com o tema: "A função do artista é valorizar a consciência. Mais arte, mais cultura, mais vida." Serão três dias de atividades e manifestações intensas, reunindo artistas e grupos de diversas modalidades e segmentos.

Importante lembrarmos que o direito à identidade e a diversidade cultural é de todos, por esta razão o nosso espaço é aberto a pessoas que pensem, que queiram pensar e que, com diálogo e troca de idéias, formem um quadro para continuar gerando um trabalho, que tenha alguma responsabilidade social.

Segue em anexo o projeto de apresentação do evento, com todas as informações precisas a quem desejar participar. Pedimos que acusem o recebimento deste email e com prazo máximo de 20 dias a sua participação e/ou de seu grupo, incluindo a modalidade em que irá se apresentar.

Por aqui estamos trabalhando para proporcionar a todos um grande encontro de intercâmbio cultural, desejamos muita garra, determinação força e luz, para que juntos possamos fortalecer a arte, a cultura e a vida que há dentro de nós e de nossos municípios.

Até já.
Camila Santana
Atriz/Coord. Cultura de Camacã/BA
(73)9915-3141/9923-6822/3283-0680/3283-3808

quinta-feira, 8 de março de 2012

A ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS REABRE SEUS TRABALHOS NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

ATENÇÃO, URGENTE!

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS CONVOCOU HOJE, 08/03, OS APROVADOS NO CONCURSO PARA OS CARGOS DE PROFESSOR, NUTRICIONISTA E MOTORISTA.

OS APROVADOS DEVERÃO COMPARECER A PARTIR DE HOJE, NO 3º ANDAR DO ANEXO, DAS 12 ÀS 18H PARA APRESENTAR DOCUMENTAÇÃO E COMEÇAR A TRABALHAR.

quarta-feira, 7 de março de 2012

PROJETO DE LEI QUE CRIA O PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO A NOVOS ESCRITORES BRASILEIROS (PAINEB) É APRESENTADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Câmara dos Deputados analisa proposta que cria o Programa de Apoio e Incentivo a Novos Escritores Brasileiros (Paineb), com o objetivo de estimular novos talentos literários a desenvolverem, divulgarem e publicarem os próprios trabalhos. De acordo com o PL 3199/12, do deputado João Paulo Lima (PT-PE), será considerado novo escritor quem não possuir mais de três obras publicadas ou quem tiver pelo menos um livro concluído e ainda não publicado.
O texto determina que a União poderá oferecer apoio financeiro para permitir a publicação de obras selecionadas. O auxílio envolverá todas as etapas relacionadas à publicação – correção ortográfica, confecção de capa, diagramação de página e aquisição do ISBN (International Standard Book Number). O benefício será concedido aos novos escritores que tenham concluído e registrado a obra no Escritório de Direitos Autorais e que comprovarem renda até um dois salários mínimos.

Ainda conforme o programa, editoras, agências literárias e pessoas físicas ou jurídicas de finalidade similar poderão deduzir do imposto de renda devido, sob a forma de patrocínio ou doação, às quantias efetivamente despendidas com a publicação de novos autores. O valor máximo das deduções será fixado anualmente com base em um percentual da renda tributável.
Entre outros mecanismos de estímulo ao surgimento de novos talentos literários, o Paineb prevê a concessão de prêmios voltados exclusivamente para novos escritores. O texto ainda prevê a realização de palestras e eventos de divulgação do programa em escolas da rede pública e privada.

O projeto ainda será distribuído para tramitação nas comissões temáticas da Câmara. A íntegra do documento está disponível aqui.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias


terça-feira, 6 de março de 2012

Secretário exalta Rede de Formação e Qualificação em Cultura em reunião da Adimcba


O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, enalteceu a importância da Rede de Formação e Qualificação em Cultura – um estímulo à implantação de cursos técnicos, especializações e lançamento de editais, oficializado no final do ano passado – e defendeu o desenvolvimento orquestrado do projeto do Plano Estadual de Cultura, durante a I Reunião de Diretoria 2012 da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (Adimcba).

Constituída inicialmente como Fórum e, posteriormente, institucionalizada, a Associação atualmente envolve 26 territórios de identidade através de um Conselho Territorial e uma diretoria composta por 10 municípios. Na reunião, Albino Rubim apresentou as principais atividades da Secretaria até o final deste ano, como a realização da Celebração das Culturas do Sertão, Encontro das Culturas da Diáspora Negra e a série de ações em homenagem a Jorge Amado, além de destacar a Rede. “A Bahia é terra com forte vocação para a formação cultural. Temos que explorar capacidade e tornar o estado uma referência neste sentido”, disse, ao validar também a importância da Adimcba na construção de políticas culturais em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Taiane Fernandes é a nova Superintendente Territorial

O encontro, realizado na tarde desta segunda-feira (5), no Conselho Estadual de Cultura, no Palácio da Aclamação, serviu também para estreitar ainda mais as relações com a Associação, através da realização de um acompanhamento específico e detalhado dos resultados das atividades da Secretaria no interior do Estado. Ainda na ocasião, a nova superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Taiane Fernandes, foi oficialmente apresentada à diretoria da Adimcba, composta desde o início deste ano, pelo novo presidente Maurício Corso.  “Não haverá nenhum tipo de fissura, vamos continuar trabalhando de modo a desenvolver nosso trabalho da melhor forma possível e fortalecer juntos o Plano de Desenvolvimento Territorial”, disse Taiane. Para o novo presidente da Adimcba, Maurício Corso “grifadamente, a união faz a força”. “Somos uma orquestra e visamos à harmonia no resultado final”, pontuou.

FUNDAÇÃO MILTON CAMPOS REALIZA EM ILHÉUS SEMINÁRIO SOBRE DROGAS


Com o tema: "Drogas Por quê? Desafios para a Educação", a Fundação Milton Campos realiza seminário durante todo o dia 21 de março, no Teatro Municipal de Ilhéus. Acompanhe a programação:


07h30
Recepção e credenciamento
08h00
Abertura
09h00
Coffee Break
09h30
Seminário de Capacitação - parte 1
Drogas: conceitos, usos e abordagens
11h30
 Intervalo para almoço
13h30
Seminário de Capacitação - parte 2
Uso de drogas por crianças e adolescentes: fatores de risco e de proteção e dados epidemiológicos.
15h30
 Coffee break
16h00
Seminário de Capacitação - parte 3
Prevenção do uso indevido de drogas na escola: princípios, metodologia e estratégias

Aplicação da pesquisa de satisfação

Entrega de certificado e kit de apoio didático
17h30
Encerramento



As inscrições podem ser feitas aqui no QUERO ME INSCREVER

O Seminário tem apoio da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Fundação Cultural de Ilhéus, Prefeitura Municipal