sábado, 15 de outubro de 2011

AUTORES BAIANOS SÃO DESTAQUE NA FESTA LITERÁRIA DE CACHOEIRA


“O baiano médio não lê, não tem o hábito da leitura”, declara o escritor Aurélio Schommer, curador da I Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica, evento que coloca o universo literário no centro das atenções de terça-feira (11) a domingo (16), no Recôncavo Baiano. A declaração, além de estimular o debate sobre o atual momento que vive a literatura na Bahia, propõe a reflexão sobre o tema que terá espaço garantido na programação oficial da Flica.

O evento conta com a participação de veteranos e representantes da nova safra de escritores baianos, como Ubiratan Castro, Hélio Pólvora, Mayrant Gallo, José Inácio Vieira de Melo, Vitor Mascarenhas, Adelice Souza, Gustavo Falcón, Pawlo Cidade, dentre outros. Além disso, duas mesas de discussão colocam o panorama da literatura baiana sob os holofotes do evento. ‘Páginas Baianas’, que conta com a mediação do crítico literário Sérgio Rivero, na quinta-feira (13), às 10h e tem a participação dos escritores Gustavo Falcón, Adelice Souza e Márcio Matos, representantes da luta pela visibilidade da produção literária no estado. Já no domingo (16), às 10h, na mesa ‘A Poesia Baiana Contemporânea – Homenagem a Damário Dacruz’, a mediação é do escritor Lima Trindade, com participação de José Inácio Vieira de Melo, João Vanderlei de Moraes Filho e Darlon Silva.

Formado em Comunicação Social e professor universitário, o escritor Márcio Matos acredita que discutir a literatura baiana num evento internacional, com tamanha visibilidade, é uma oportunidade única para a produção local. “A Flica proporciona o diálogo entre grandes autores, o público leitor e o mercado editorial. Gera massa crítica, dá visibilidade e, inclusive, influencia pessoas que têm vocação literária”, declara.

Não é papel do poeta formar um público, chegar nos leitores, isso é uma questão de educação. O problema não é publicar um livro de poesia, mas achar alguém que queria comprá-lo"

QUARTA QUE DANÇA 2011


Em 19 de outubro, o Quarta que Dança 2011 faz mais uma mostra da multiplicidade de expressões, formatos e temáticas dos trabalhos que compõem sua programação – que, além disso, coloca em prática a proposta de diversificação dos espaços alcançados e ampliação do acesso do público a apresentações de Dança. O Espetáculo Mercado Livre, do Núcleo B – Dança Contemporânea, faz sua terceira e última aparição no projeto, no Cine-Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), às 20 horas, com ingresso a R$ 2 (inteira). A Intervenção Urbana Ah, Se Eu Fosse Marilyn!, de Edu O., ocupa a Praia de Paripe, às 16 horas, numa performance aberta ao público. Já a Sala do Coro do TCA é palco para dois Trabalhos em Processo de Criação, que se apresentam em sequência, com início às 20 horas e ingresso também a R$ 2 (inteira): CBF – Cerveja, Bunda e Futebol, do Núcleo VAGAPARA, e Comborami, de Daniel Lisboa, Isaura Tupiniquim e Tiago Ribeiro.

O Quarta que Dança deste ano, em 13ª edição, revelou uma procura expressiva de propostas de Trabalhos em Processo de Criação, categoria com maior número de inscritos: foram 52 projetos nesta modalidade, 39 para Espetáculo, cinco para Intervenção Urbana e três para Dança de Rua. “Isso pode significar um grande interesse dos artistas baianos em desenvolver propostas de pesquisa artística em dança”, considera Alexandre Molina, coordenador de Dança da FUNCEB. Para esta modalidade, há uma novidade da edição 2011: a inclusão de um profissional para acompanhamento das propostas. Cada proponente selecionado nesta categoria indicou um nome para acompanhamento de seu processo de pesquisa, que também participará das apresentações do projeto. Isto vem garantir uma maior qualificação no desenvolvimento dos trabalhos, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades de troca geradas pelo Quarta que Dança – e todo o público poderá acompanhar o passo a passo desta fase criativa.

O Quarta que Dança é um projeto da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PARADIDÁTICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO NA FLICA

Ubiratan, Pawlo e Silvino/Foto: Viviane Siqueira

A segunda mesa de debate da FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira, realizada na manhã de ontem, dia 12/10, foi bastante concorrida e reuniu o historiador Ubiratan Castro, Silvino Bastos e Pawlo Cidade e foi mediado por Nildon Pitombo. O tema proposto "Paradidáticos e sua importância para a educação" desencandeou uma série de questões que passaram pelo papel do professor, do aluno, das políticas públicas para o livro e a leitura, a responsabilidade do Estado e a função dos escritores em todo o contexto.

O professor Bira, como é carinhosamente chamado, deu um show a parte de história, contando fatos pitorescos e revelando curiosidades sobre os povos africanos. Silvino Bastos se ateve a função primeira dos paradidáticos, falando de sua importância dando como exemplos trabalhos que ele vem desenvolvendo enquanto educador e escritor; Pawlo Cidade se preocupou com as políticas públicas do livro e deu ênfase a formação do professor-leitor acentuando que "se o professor não gostar de ler, dificilmente seus alunos também gostarão. A escola para ser uma fábrica de leitores, precisa passar pelo professor."

O debate durou cerca de duas horas e foi bastante elogiado pela curadoria e produção do evento. A FLICA termina no próximo domingo. Acompanhe toda a programação CLICANDO AQUI.
 Platéia lotada
 Nildon Pitombo (UFBA) foi o mediador
 Silvino Bastos
Pawlo Cidade autografando após o debate

Fonte: Tia Marita/Fotos: Viviane Siqueira

terça-feira, 11 de outubro de 2011

GLOBO SELECIONA ATORES BAIANOS PARA REMAKE DE GABRIELA


A Rede Globo está procurando atores baianos para filmar um remake do clássico Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, que já foi adaptado na TV e no cinema. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o diretor Roberto Talma e o autor Walcyr Carrasco vão começar a escolher o elenco no próximo mês. A Globo teria pedido aos diretores que parte do elenco seja formado por atores baianos, que serão escolhidos através de testes. Um dos burburinhos de bastidores assegura que Juliana Paes encarnará a Gabriela, personagem que consagrou Sônia Braga. A nova versão da novela fará parte das homenagens ao centenário de nascimento de Jorge Amado, que será comemorado em 2012. A nova versão será exibida na faixa das 23h.

Quando tiver mais detalhes informarei a todos.

Fonte: James Martins

Inscrições abertas para o Seminário Regional das Praças dos Esportes e da Cultura


Acontecerá, nos dias 17 e 18 de outubro, na sede do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, em Salvador, o Seminário Regional das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs) para os 28 municípios beneficiados no Estado da Bahia. Os Seminários Regionais com os gestores públicos fazem parte da Proposta de Mobilização Social e Gestão das PECs, conforme Anexo II do Manual de Instruções para Contratação e Execução. Seu objetivo é o debate e adesão à proposta de mobilização social, orientações para sua execução, bem como capacitação em metodologias de mobilização social e apresentação do curso à distância.

Cada município tem direito a inscrever três pessoas no evento, sendo estas, preferencialmente, relacionadas com a obra de construção da PEC; da área de assistência social; e das áreas de cultura, esporte e lazer. As inscrições para o Seminário acontecerão entre os dias 3 e 11 de outubro, através do e-mail gestaopracas@cultura.gov.br. O e-mail deverá ter o título “Seminário Regional 17 e 18 de outubro”, e conter as seguintes informações dos interessados: nome completo, número da carteira de identidade, instituição, cargo, setor, telefone e email para contato. A organização do evento confirmará a inscrição por e-mail.

Os municípios contemplados para construção das Praças dos Esportes e da Cultura, na Bahia, são: Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Candeias, Cruz das Almas, Dias d’Ávila, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença, Vera Cruz e Vitória da Conquista. O evento, cujo público alvo são os gestores municipais envolvidos com o projeto em suas cidades, terá a participação de representantes dos Ministérios da Cultura, dos Esportes, do Trabalho e Emprego, e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, além da Caixa Econômica Federal.

Para mais informações, contactar Andressa Dias, através do e-mail gestaopracas@cultura.gov.br ou pelo telefone (61) 2024-2644.

Serviço:
Seminário Regional das Praças dos Esportes e da Cultura (PECs)
Data: 17 e 18 de outubro
Horário: 8h 30 às 17h
Local: Conselho Estadual de Cultura da Bahia, situado no anexo do Palácio da Aclamação, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 1330, Centro, Salvador.
Inscrições: de 03 a 11 de outubro, através do e-mail gestaopracas@cultura.gov.br
Informações: Andressa Dias, através do e-mail gestaopracas@cultura.gov.br ou pelo telefone (61) 2024-2644.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

QUINTA TEM REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE ILHÉUS



Srs(as) Conselheiros(as) o Presidente do CMC, no uso de suas atribuições convoca Reunião Ordinária no dia 13 de outubro de 2011 (quinta-feira), a ser realizada na Fundação Cultural de Ilhéus às 18:00 hs com a seguinte pauta:

1- Conferência Municipal de Cultura (Deliberações e Propostas);
2- Grupos de Trabalhos Temáticos (Câmaras Setoriais / Projetos de Políticas Públicas;
3- O que ocorrer.

Solicitamos aos srs(as)que convoquem seus pares das câmaras setoriais para participarem da reunião, adiada por força do feriado do dia 12 de outubro. A participação de todos é fundamental para ampliarmos a discussão sobre o Sistema Municipal de Cultura, com vistas à adequação ao Sistema Nacional e a transferência de verbas fundo a fundo.

Atenciosamente,

André Rosa 
Secretário-Geral do CMC

domingo, 9 de outubro de 2011

Prorrogação do prazo de inscrições do Edital Jovens Multiplicadores de Cultura


Oportunidade para quem ainda não fez o projeto, ele foi prorrogado até o dia 28 de outubro. Caso você deseje alterar o projeto que já enviou poderá fazê-lo pois valerá a última postagem. Vamos logo!

O edital prevê a seleção e concessão de 440 (quatrocentos e quarenta) bolsas para multiplicadores de cultura para incentivar e expandir atividades culturais em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Salvador e/ou zona rural do Estado da Bahia, promovendo a democratização do acesso à cultura, o fortalecimento e a consolidação das ações desenvolvidas pelos Pontos de Cultura, contribuindo para a erradicação da pobreza e melhoria da qualidade de vida. Cada bolsa terá o valor de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais), e será concedida mediante a seleção de até 02 (dois) jovens por Ponto de Cultura, de ambos os sexos.


Acesse aqui o Edital JOVENS MULTIPLICADORES.