sábado, 10 de setembro de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PATROCÍNIOS DA OI FUTURO


Um dos maiores patrocinadores privados da cultura brasileira, a Oi, através do Oi Futuro, identifica-se com projetos inovadores e acredita no poder transformador da arte. O programa pauta-se pela valorização da diversidade artística brasileira, pela democratização do acesso às diferentes camadas da população, à agenda cultural e pelo fomento ao desenvolvimento econômico do setor. Através de edital específico, com inscrição exclusivamente online, o programa seleciona projetos que falam a linguagem de nosso tempo.

Clique AQUI para fazer a inscrição do seu projeto.

Dúvidas: 0800-095-3099 / andre.couto@oifuturo.org.br
Horário de atendimento: Segunda à sábado de 8:00 às 20:00
(Recebe ligações de telefones fixos e móveis da Oi do Brasil todo)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

VAMOS TODOS À IPIRÁ!


Amigos, fazedores da Cultura sulina desta Bahia. No próximo domingo, a ADIMCBA - Associação de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia realizará o V Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, que ocorrerá no Território Bacia do Jacuípe em Ipirá.

Representantes do Governo Federal, como Roberto Peixe, Secretário de Articulação Institucional do MinC e um dos responsáveis pela criação do Sistema Nacional de Cultura; do Governo Estadual, como o nosso Secretário Estadual de Cultura, Albino Rubim, diversos dirigentes municipais de todos dos Territórios de Identidade, autoridades, lideranças políticas e convidados (como o FAEGSUL) discutirão os próximos passos das Políticas Públicas de Cultura face à realização da IV Conferência Estadual e a implantação do Plano Estadual e Sistema Estadual de Cultura.

O Território Litoral Sul não ficará à margem de um evento ímpar e estruturante como este. Esperamos contar com todos, todos os 26 municípios representados no Fórum. O FAEGSUL será representado oficialmente por sua vice-presidente, Maria Conceição, gestora de Una e demais membros que também estarão presentes.

Vamos eleger propostas, representantes e delegados comprometidos com a Cultura, sem estender bandeiras municipais. Faço minhas, as palavras de Henry Ford: 

"Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso".

Bom trabalho!

Pawlo Cidade
Presidente do FAEGSUL
Fórum de Agentes, Empreeendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul


O quê: V Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia 
Quando: 11 a 13 de setembro de 2011 
Local: Ipirá/Bahia - Centro Cultural Elófilo Marques – Praça José Leão dos Santos, s/n – Centro 
Contato: adimcba@adimcba.org.br

NOTÍCIAS DA FILARMÔNICA 2 DE JANEIRO


O músico Joilson Almeida (centro da foto) foi presenteado com uma bolsa de estudo da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes de Itapetinga, objetivando melhorar seus conhecimentos musicais tornando membro desta Instituição, integrando-se a Orquestra de Câmara Canto das Artes nos naipes metal e madeira, o que contribui para harmonizar não só a orquestra como também, sua própria vida, dando visibilidade ao seu trabalho.  

A referida orquestra, com 35 integrantes participou do 22º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora – MG.

Joilson, participou no festival de 03 cursos e apresentou em 03 orquestras, elevando o seu conhecimento musical. Mediante o seu desejo de crescer no campo da música, a Profª Áurea de Souza e a Maestrina Leniza Souza Santos patrocinaram sua participação no 22º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora – MG. Desta forma, os avanços e mudanças no campo da metodologia musical vai intensificando no Ponto de Cultura Filarmônica 2 de Janeiro de Canavieiras através de novas ações propostas.

No dia 22/08/2011 na Praça da Birindiba – Bairro Antônio Osório, foi realizada uma caminhada cultural dando enfoque à cultura popular. Para tanto, Pontos de Cultura se reuniram objetivando interagir pessoas, compartilhar saberes e dizeres num diálogo intercultural. Grupos envolvidos: Ponto de Cultura Filarmônica 2 de Janeiro – Canavieiras – BA - Território Litoral Sul;  Ponto de Cultura Fundação Movimento de Corais Canto das Artes – Itapetinga – BA – com Orquestra Folclórica da Terceira Idade -Território Médio Sudoeste;  Grupo Cultural Bumba Meu Boi / Burrinha Manhosa e Povos de Terreiro – Colônia de Una – Una-BA;  Grupo de Capoeira Clara-te – Canavieiras - BA;  Escolas Parceiras: Frederico Minervino e Casimiro Luiz Gomes.



A ação coletiva faz parte de  todo e qualquer trabalho objetivando o sucesso. Desta forma, a contribuição de todos envolvidos no processo foi relevante. Assim sendo, a participação da gestora cultural de Una e vice-presidente do FAEGSUL Maria da Conceição dos Reis Nunes, representantes do grupo de capoeira Clara-te Roberta Alena Alcântara Brandão,  Dian Franco dos Santos e o grupo das escolas assistidas foi bastante significativo.

O Ponto de Cultura Filarmônica 2 de Janeiro e Fundação Movimento de  Corais Canto das Artes vêm intensificando cada vez mais suas ações no sentido do compartilhamento com outros coletivos culturais. A partir da seleção pública no edital /2008 dos Pontos de Cultura (Secult/MinC) o Ponto de Cultura da Filarmônica 2 de Janeiro – Projeto Musicarte e do Ponto de Cultura Fundação Movimento de Corais Canto das Artes  Projeto -  Espalhando Artes, tem alcançado maior visibilidade causando satisfação por parte de todos que abraçam a causa cultural, diz  Profª. Áurea de Souza,  Coordenadora do  Projeto Musicarte da Filarmônica 2 de Janeiro e do Ponto de Cultura da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes.

Fonte e Texto: Áurea de Souza/Projeto Musicarte/Fundação Movimento de Corais Canto das Artes.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Últimos dias para o Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2011

Grupo Palavra Cantada
Inscrições para o Prêmio Funarte Artes na rua (Circo, Dança e Teatro) 2011 vai até o dia 29 de setembro de 2011. O programa oferece prêmios de apoio financeiro a projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções de rua. Podem participar artistas, grupos e companhias de natureza cultural, de todo o Brasil.
Os projetos inscritos serão analisados por uma comissão de seleção, composta por seis especialistas em artes cênicas. As diretrizes de análise são: excelência artística do projeto; qualificação dos profissionais envolvidos; e viabilidade prática do projeto. A comissão de Seleção pode, a partir destas diretrizes, estabelecer critérios de avaliação, específicos para o edital. Os contemplados devem fazer um registro de suas atividades, para documentar a realização dos projetos.

Acesse o edital e a ficha de inscrição ao lado
Mais informações
Telefone: (21) 2279-8034

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

IBRAM ANUNCIA NOVOS EDITAIS PARA 2011


Instituto Nossa Senhora da Piedade/Ilhéus

Saiba mais sobre os editais que serão lançados em breve pelo Instituto Brasileiro de Museus:

Edital para Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus

Voltado para entidades públicas que atuam no âmbito museal, o Edital para a Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus visa ao apoio à estruturação, modernização e fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus. Podem participar entidades públicas, nos âmbitos municipal, estadual e distrital.

Edital Mais Museus

Este edital visa o conveniamento de projetos para a implantação de museus em municípios com menos de 50 mil habitantes e que ainda não possuam instituição museológica estruturada. Podem participar pessoas jurídicas de direito público e de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural. No caso de pessoas jurídicas de direito privado deverão ser instituídas há no mínimo três anos. Os projetos atendidos terão valores entre R$100.000,00 e R$150.000,00.

Edital Modernização de Museus

Seleção de projetos para conveniamento voltados à cultura, memória e patrimônio, para modernização dos espaços museais. Tem por objetivo ampliar, estimular e viabilizar a continuidade e a sustentabilidade das atividades das instituições selecionadas, a fim de fomentar o processo sócio cultural nacional.

Edital Modernização de Museus – Microprojetos 

Tem por objetivo selecionar 50 (cinquenta) iniciativas voltadas à cultura, memória e patrimônio a fim de fomentar o processo sócio cultural nacional.

Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais 2011 

Visa premiar 18 roteiros inéditos para produção audiovisual, com 60% de ambientação em museus brasileiros e 20 (vinte) produções de mídias digitais com argumentação museológica. Serão premiados: Roteiro de Longa Metragem; Roteiro de Curta Metragem; Roteiro de Documentário; Roteiro de Cine-TV  e Produção de Mídias Digitais.

Prêmio Pontos de Memória 2011
Busca reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade. É voltado para grupos étnicos-culturais tais como indígenas, afro-descedentes, ciganos, ribeirinhos, quilombolas, rurais, urbanos, de periferia, cultura litorânea, comunidades brasileiras no exterior, entres outros.
Prêmio Ibram de Arte Contemporânea
É o primeiro prêmio de arte contemporânea organizado pelo Ibram. Ele busca ampliar, estimular, viabilizar práticas artísticas contemporâneas e fomentar o processo artístico nacional. 10 artistas e artistas revelação serão contemplados por esse prêmio, que tem como objetivo selecionar projetos para produção de obra inédita.

Prêmio Darcy Ribeiro 2011
O Prêmio Darcy Ribeiro está em sua 4ª edição e é voltado para práticas de educação não formal que visem a convergência entre cultura, arte e educação com o objetivo de contribuir para ampliar o acesso da sociedade às manifestações culturais e ao patrimônio cultural brasileiro. Podem participar instituições museais públicas não vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura, órgãos ou entidades públicas que possuam em sua estrutura unidades museais, e instituições museais de direito privado sem fins lucrativos. Os projetos devem ter sido realizados nos últimos 2 anos e já concluídos.

Prêmio Mario Pedrosa
Voltado para trabalhos jornalísticos veiculados na mídia impressa nacional e que tiveram como tema “Mulheres, Museus e Memórias”. São três prêmios de R$10.000,00; R$7.000,00 e R$5.000,00, para o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O QUADRO GRAVA CD EM SALVADOR



A banda ilheense, OQUADRO, deixou a Costa do Cacau hoje sexta-feira, dia 02/09, e arriou suas bagagens na baía de todos os santos, para a gravação do primeiro disco oficial no stúdio Coaxo do Sapo, do músico e compositor Guilherme Arantes. A participação do produtor Christiano Botelho, mais conhecido por Buguinha Dub, na gravação do disco, chegou para incrementar ainda mais o trabalho. Ao fim do itinerário, OQUADRO e o referido produtor, vão se apresentar na próxima sexta-feira (9), no Sunshine, ao lado de Mc Daganja e Dudoo Caribe, no Rio Vermelho.

A banda têm atuado em Ilhéus com o projeto OQUADRO Instrumental, e inicia este mês com uma temporada dedicada na concentração da produção musical, com direito a muita sonoridade, rimas, versos e performances adrenalizantes. Segundo o baterista, Victor Barreto, “vai ser uma imersão de sete dias pra desvendar nosso próprio universo analógico e digital, mental e espiritual. Buguinha Dub Adubado garante! Vocês vão ouvir falar desse disco, nem que seja por aí.”

O produtor tem suas raízes em Pernambuco e é reconhecido por trabalhos notáveis, que carregam a junção da música brasileira com a sonoridade do reggae do dub. Já produziu discos de grupos expressivos, como Nação Zumbi, Racionais, Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado, Mundo Livre S.A., Natiruts, Monjolo, entre outros.

OQUADRO é uma das bandas mais antigas de hip hop da Bahia e com três Mc’s (mestres de cerimônia), Jef Rodrigues, Ivanigro Santos e Rans Spectro, se consolida com o baixista Ricô Barreto, o baterista Victor Santana e a percussão de Jax. Eles têm produzido hip hop há 15 anos numa linha autêntica, no passo em que o olhar libertário quando lançado sobre o mundo e a realidade, resvala em esferas sociopolíticasculturaisespirituais e, quase sempre, de protesto.
O grupo expandiu suas atividades pela Bahia nos últimos quatro anos, com várias manifestações, muitas realizadas em Salvador com o apoio e incentivo cultural do Estado. Esse trajeto se iniciou em 2008 quando se apresentaram no Teatro Castro Alves, em Salvador, sendo a primeira banda de hip hop a estrear essa proeza. A partir daí, um tempo favorável de apresentações, projetos, carnaval, documentário e participações, não cessou de correr, ao contrário, longa vida de muita música e atuação é para onde o vento parece estar soprando para OQUADRO, próprios de um currículo admirável e de quem exerce a arte com força. “A gente quer expandir mais essa coisa do hip hop, apesar da nossa função é fazer uma música que a gente gosta. E é mesmo, porque gosta mesmo”, explica o baterista Victor Barreto.


Acesse:

Gostou? Então curta:

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BAÚ DE GUARDADOS



Acabei de visitar o blog da minha amiga e poetisa, Genny Xavier. As palavras, os textos, tudo. Vale a pena conhecer mais de perto.


NOSSOS DIAS 

Entre a palavra e o gesto 
nem sempre a boca pensa 
nem sempre a intenção é boa 
nem sempre o coração ressoa. 

Entre o que se diz e o que se faz 
nem sempre a verdade é honesta 
nem sempre a justiça é feita 
nem sempre se ama ou se odeia. 

Quando o riso 
sentencia a ironia. 
Quando a gentileza 
esconde a bajulação. 
Quando a piada 
camufla o veneno. 
Quando o espetáculo 
mascara o vazio. 
Quando a fama 
evidencia a solidão. 
Quando o amor 
justifica o crime. 
Quando a vida 
imita a comédia... 

...Fundo fundo poço fundo! 
Se o amor fosse profundo 
seria uma rima 
não seria mancheta na web. 


Genny Xavier

Programa do Livro Popular



As primeiras ações do Programa do Livro Popular começam a ser implementadas pela Fundação Biblioteca Nacional já na próxima semana, com investimentos de R$ 36 milhões do Fundo Nacional de Cultura para comprar livros para bibliotecas. “Vamos inverter duas grandes lógicas estabelecidas”, anuncia o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. “Todos os elos – desde os autores até os varejistas, passando pelos editores e os distribuidores – terão papel fundamental no programa, o que ajudará a fortalecer toda a cadeia produtiva”, afirma.

Segundo Amorim, o cadastramento, por edital, dos livros populares pelos editores, constitui a primeira etapa do trabalho. As livrarias, bancas de jornal e outros estabelecimentos de varejo que queiram vender livros mais baratos serão convidados a se inscrever no programa.

As bibliotecas estão sendo cadastradas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e convidadas a aderir ao PLP. Elas receberão um cartão-livro com créditos que vão de R$ 300,00 a R$ 15 mil para a compra dos livros que elas próprias escolherão.

Durante a abertura da Bienal do Rio, a presidenta Dilma Rousseff assinou ainda o decreto de criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). O plano, formulado em 2006, constitui um conjunto de políticas, programas, projetos, ações continuadas e eventos empreendidos pelo Estado e pela Sociedade, para promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas no Brasil.

Participaram também da cerimônia de abertura do evento, o ministro da Educação, Fernando Haddad; a ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas; o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o vice-governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão; o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça; e a  presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livro, Sonia Jardim.

(texto: Jean Souza, Ascom/FBN/MinC/Adaptado)

ADIMCBA LANÇA PROGRAMAÇÃO DO V FÓRUM DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DA BAHIA


Domingo – 11/09/2011

. 17h – Credenciamento (início)
. 19h – - Grupo Mil Faces
. 20h –Cerimonial de Abertura:
                                   -  Roberto Peixe/Secretário de Articulação Institucional -MinC
                                   -  Antonio Albino Canelas Rubim - Secretário de Cultura da Bahia
                                    -  Washington Queiroz/Conselho Conselho Estadual de Cultura
                                   - Eurellinda Maria Gomes Figueiredo/Diretora Presidente da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil – FGB/Acre
                                   -  Antonio Diomário Gomes de Sá/Prefeito Municipal de Ipirá
- Normelita Oliveira/Presidente da ADIMCBA

. 20:30h – Pronunciamentos:
Normelita Oliveira - Presidente da ADIMCBA
   - Antonio Albino Canelas Rubim - Secretário de Cultura da Bahia

. 21h – COQUETEL

Segunda-feira – 12/09/2011

. 08h – Credenciamento (início)

. 08:30 - Planejamento Territorial da Cultura
. Frederico Lustosa da Costa (UFF/RJ)
. Adalberto Santos – Superitendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura/SECULT - BA
             Mediadora: Adriana Sturaro – Coordenadora da ADIMCBA

 .10:30h – INTERVALO
 
.10:45 - Economia Criativa e Mecanismos de Fomento.
              . Cláudia Leitão – Secretária de Economia Criativa – MinC
                  Economia Criativa

              . Carlos Paiva Neto – Superitendente de Promoção Cultural – SECULT/BA
                        Mecanismos Estaduais de Fomento a Cultura
                        Mediador: Edmar Vieira – Tesoureiro da ADIMCBA

.12:30h – ALMOÇO

.14h –  Diálogos sobre Sistema Nacional de Cultura
             - Marcelo Velloso – Coordenador Geral de Estratégia e Gestão das Ações - SAI           
               Mediador: Maurício Corso – Secretário da ADIMCBA

.15:15h – INTERVALO

. 15:30h   Painei Integrado da SUCULT

         - Fundação Cultural da Bahia - FUNCEB
         - Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural - IPAC
         - Fundação Cultural Pedro Calmon - FPC
        - Centro de Cultura Populares e Identitárias
          - Diretoria de Museus – DIMUS
            Mediador – Maurício Gomes – Coordenador da ADIMCBA
         
. 17:30h – – Coletivo Poesia Além das Praças

. 19:30h – JANTAR

. 21h – Show Musical com Banda Flor Serena - Acústico
            Local: Mercado de Artes João Souza Góes


. Terça-feira – 13/09/2011

. 08:30h – Grupos de Trabalho, por Território de Identidade

. 09:30h – Cidade Baiana da Cultura 2011

. 10h– INTERVALO

.10:15h - Assembléia da ADIMCBA
              . Eleição do Conselho Territorial e Diretoria Executiva para as vagas disponíveis 
Coordenação: Normelita Oliveira - Presidente da ADIMCBA

. 12:30h – ALMOÇO

.14h – Performance: Coletivo Poesia Além das Praças

.14:30 -  Encerramen to do V Fórum

. 15:00 – Celebração Cultural com o Samba de Roda