sábado, 20 de agosto de 2011

POLÍTICA CULTURAL EM FOCO



O ator Sérgio Mamberti, secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, vem a Salvador para participar do próximo encontro do Fórum de Políticas Culturais, que acontece no dia 23 de agosto, a partir das 19h, na Sala do Coro do TCA. Ele fará palestra sobre o tema: “Os Novos Desafios da Secretaria de Políticas Culturais no Ministério da Cultura”. O Fórum é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado em parceria com a Representação Regional da Bahia do Ministério da Cultura (MinC). O evento é gratuito, mas está sujeito à lotação do espaço.

O principal objetivo do Fórum é possibilitar o conhecimento de gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais da Bahia sobre a visão do MinC em relação a temas importantes da política cultural do Brasil. O projeto prevê a realização de uma série de encontros visando à discussão sobre políticas e gestão cultural no país e o fortalecimento das ações e programas existentes, auxiliando o seu desenvolvimento e contribuindo assim para a implementação do Sistema Nacional de Cultura.

A Secretaria de Políticas Culturais é responsável por coordenar e subsidiar a formulação, a implementação, o desenvolvimento e a avaliação das políticas públicas do Ministério, bem como apoiar e acompanhar outras ações relativas ao desenvolvimento das políticas culturais no âmbito federal.

O Fórum Políticas Culturais chega agora a sua sétima edição e já teve como convidados João Roberto Peixe, Vítor Ortiz, Antônio Grassi, Marta Porto e Claudia Leitão, todos representantes do Ministério da Cultura (MinC). Acompanhe a programação no site www.cultura.ba.gov.br.

SERVIÇO
O quê: Fórum de Políticas Culturais com Sérgio Mamberti – secretário de Políticas Culturais
Quando: 23 de agosto de 2011 (terça) – 19h – Gratuito (sujeito a lotação do espaço)
Onde: Sala do Coro do TCA, Praça Dois de Julho, Campo Grande, s/n
Informações: (71) 3103-3412/ 3442

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA DO LITORAL SUL TÊM INÍCIO EM FLORESTA AZUL




A primeira cidade do Litoral Sul a realizar a Conferência Municipal de Cultura é Floresta Azul, a 77 km de Ilhéus. As atividades terão início na próxima segunda-feira, dia 22 e continuarão por todo o dia 23 de Agosto. Parabéns à toda equipe da Secretaria de Educação e da Coordenadoria de Cultura. 


Nas Conferências Municipais, a população identifica as necessidades e as demandas culturais do seu município e, a partir daí, propõe os projetos mais adequados para atendê-las. Ao fim dessa etapa, cada grupo temático apresentará até 3 propostas de projetos municipais para compor os planos municipais de cultura, e mais 1 proposta de projeto territorial, também por grupo temático, que será levada por delegados eleitos para as Conferências Territoriais.







As cidades do Litoral Sul que já confirmaram a realização de sua conferência foram: 


Almadina, Arataca, Buerarema, Canavieiras, Ilhéus, Itajuípe, Una, Uruçuca, Itapitanga, Floresta Azul, Itapé e Ibicaraí.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Últimos dias para inscrição no edital do Conexão Vivo



O Conexão Vivo lança a versão 2011/2012 de seu Edital Nacional De Seleção Artística. Até 21 de agosto, músicos de todo o país terão oportunidade de se inscrever no edital, que garante aos selecionados a sua participação na rede do programa, uma das maiores plataformas de incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva cultural no Brasil.

Serão selecionados 45 artistas, sendo 30 de música cantada e 15 de música instrumental. Os escolhidos pelo edital participarão de um circuito de shows e atividades formativas que inclui as cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Florianópolis, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz, São Paulo e Vitória, entre os meses de setembro de 2011 e setembro de 2012.

“Nosso intuito é fazer com que os investimentos da Vivo em cultura representem uma celebração da riqueza e da diversidade cultural brasileira, permitindo um maior intercâmbio entre artistas de diferentes localidades. Queremos criar redes que possibilitem aos diversos agentes culturais a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a evolução do mercado cultural brasileiro”, explica Marcos Barreto, gerente de Desenvolvimento Cultural da Vivo. O programa promove ainda a veiculação e distribuição gratuita dos conteúdos gerados dentro e fora do país por meio de dispositivos móveis, web, rádio, TV e demais mídias físicas convencionais.

Inscrições – As inscrições do Edital Nacional De Seleção Artística Conexão Vivo são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo portal www.conexaovivo.com.br. Qualquer músico pode se inscrever, individualmente ou como representante de grupo ou conjunto, desde que possua perfil no portal com, pelo menos, duas músicas completas, release/currículo e foto. O edital acontece via internet, por isso não há necessidade de envio de material físico. Além disso, não há restrições: os trabalhos podem ser autorais ou versões, assim como instrumentais ou cantadas em qualquer idioma.

Após o encerramento das inscrições, haverá uma pré-seleção realizada por um conjunto de profissionais da música, que entregará 250 nomes para a avaliação final. Estes serão selecionados por uma nova equipe de curadoria, além de serem submetidos a de votação popular.

A curadoria utilizará critérios como o respeito à diversidade cultural brasileira, a singularidade e a autenticidade das obras apresentadas, aspectos técnicos de execução (performance) e produção, conteúdo poético, ritmo, melodia e harmonia, além da trajetória artística e cidadã do artista.

A escolha do público se dará por meio do portal, nas redes sociais ou via dispositivos móveis, a critério da comissão organizadora. Serão eleitos seis perfis artísticos que participarão do Conexão Vivo, sendo três artistas de música cantada e três artistas de música instrumental. A votação popular será realizada entre os dias 25 e 31 de agostode 2011.

Edital Nacional De Seleção Artística Conexão Vivo – Inscrições abertas para artistas brasileiros
De 4 a 21 de agosto de 2011
Mais informações: www.conexaovivo.com.br

PARTICIPE DO COLEGIADO TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



O desenvolvimento sustentável da Bahia proposto pelo atual governo prevê a construção e fortalecimento de uma cultura do planejamento de modo a contribuir para o processo de implementação de políticas públicas a partir de métodos democráticos e participativos.

Para reafirmar a importância dos instrumentos de controle e participação social e a incorporação desse modelo de desenvolvimento, o Governo criou, através do Decreto 12.354, de agosto de 2010, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (CEDETER). Este se constitui em um fórum permanente de caráter consultivo e composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, que tem como finalidade subsidiar o planejamento e as ações do governo nos Territórios de Identidade.

Para participar do processo de homologação junto ao Cedeter, as entidades e movimentos sociais deverão procurar os Colegiados Territoriais ou a Coordenação Estadual dos Territórios (CET) através do site: http://www.territoriosdabahia.org.br ou ainda a secretaria executiva do Cedeter: (71) 3115-3440 / 3605 / 3443

Procure o colegiado do seu território para ter acesso ao conteúdo da Resolução. (Diário Oficial do Estado, 25 de fevereiro de 2011)

Convoque o maior número possível de pessoas e estabeleça uma agenda de encontros e diálogos com o colegiado territorial para promover um alinhamento conceitual sobre a abordagem territorial.
Participe dos encontros, reuniões e/ou plenárias, que, ocorrerão no seu território, onde se discutirá o ingresso de novos representantes no Colegiado.

Os colegiados deverão enviar par o Cedeter os documentos comprobatórios (estabelecidos pelo Cedeter) destas atividades de recomposição. O plenário do conselho irá se manifestar sobre possíveis ajustes ou pela homologação em definitivo.

O prazo final para entrega dos documentos na secretaria executiva do Cedeter será de 31 de janeiro de 2012. Os territórios que concluírem o processo até meados de outubro poderão enviar os documentos para a secretaria executiva até 24 de outubro de 2011. Para estes casos, o Cedeter irá apreciar a documentação na última reunião ordinária de 2011 (10 de novembro).

Fonte: Marília Mattos/Secretária Executiva do Cedeter

3º Encontro Baiano de Museus reúne grandes nomes da museologia


Este ano o 3º Encontro Baiano de Museus leva para a cidade de Ilhéus o debate sobre “Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural”. Nos dias 21, 22 e 23 de setembro grandes nomes da área museológica vão se reunir para trocar experiências e discutir políticas públicas que levem ao desenvolvimento e melhoria do setor. Em pauta também a implantação do Instituto Baiano de Museus (IBAM), uma das prioridades da Secretaria de Cultura do Estado.

Palestras, minicursos, além da reunião das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários fazem parte da programação, que terá no primeiro dia (21.09) um dos pontos altos do encontro. Neste dia será realizada a Conferência Setorial de Museus onde serão escolhidos os delegados do setor museológico que irão participar da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá no mês novembro.

Presidente do IBRAM, José do Nascimento Júnior

Durante os três dias de encontro, Ilhéus será palco de diálogos e reflexões qualificadas na área museológica. A abertura do encontro fica por conta do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-geral do IPAC, Frederico Mendonça, do presidente do IBRAM, José do Nascimento Junior e da diretora de Museus, Maria Célia Moura Santos. Em seguida, é a vez do superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos, falar sobre o tema “A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia”.

O segundo dia do encontro começará com a fala da museóloga mexicana Miriam Arroyo, que traz na bagagem larga experiência na área de museus comunitários. Em seguida, Mario Chagas, diretor do IBRAM, apresenta o Programa de Inclusão Sociocultural que vem sendo desenvolvido pelo Instituto. À tarde o professor Dr. Francisco Lima falará sobre o tema “A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico”, mostrando os projetos e pesquisas que vem realizando na Universidade Federal de Pernambuco.

Convidada para ministrar o minicurso sobre Inclusão Social em Museus, a historiadora Gabriela Aidar apresenta sua experiência na Pinacoteca de São Paulo. A noite é a vez da Diretoria de Museus do IPAC, apresentar a proposta de Política Museológica para os Museus do Estado.

Encerrando o evento, no dia 23, pela manhã, acontece a palestra do professor José Cláudio Oliveira sobre o tema “Museus e Inclusão Digital” e ao final do dia acontece a Plenária de Encerramento, com a apresentação do balanço do encontro e das propostas de ações integradas. Os interessados em participar do 3º Encontro Baiano de Museus tem até o dia 14 para efetuar suas inscrições através do link. Mais informações pelo telefone (71) 3117-6381.


NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO
71 3117 6445
JORNALISTA: CARINA GAZAR (71 -8855.8619)
ESTAGIÁRIA: LARISSA D’EÇA

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SEBRAE DARÁ CONSULTORIA EM PROJETOS CULTURAIS



Se você é produtor cultural, artista, gestor da cultura ou, simplesmente, tem interesse na área de produção, e quer sair na frente para concorrer a editais públicos, o Sebrae promove nos dias 25 e 26 de agosto (quinta e sexta-feira) o curso Elaboração de Projetos Culturais. Os interessados devem realizar a inscrição, de 8h30 às 17h30, na Central de Treinamento, localizada no bairro das Mercês, na Avenida Sete Setembro, nº 261, em Salvador.
O objetivo é orientar para elaboração de projetos que possam ser enquadrados em leis de incentivo à cultura e de captação de recursos junto à iniciativa privada. Além das 16 horas de capacitação, serão oferecidas mais 12 horas de consultorias individuais. A iniciativa se estende até novembro, e a cada mês serão disponibilizadas 24 vagas.

O consultor na área de projetos e pesquisas de mercado e responsável por pareceres de editais do Ministério da Cultura, Erivaldo Nunes, será o responsável por ministrar o conteúdo programático, que abrange economia criativa da cultura, planejamento e gestão cultural, os passos para elaboração de projetos, leis de incentivo, projetos para captação de recursos e prestação de contas.

Segundo a gestora da área de cultura do Sebrae Bahia, Cida Fernandes, o curso surgiu da demanda de produtores culturais e pretende aliar teoria à prática. “Eles perdiam o prazo de inscrição dos editais por desconhecerem o passo a passo e por não enxergarem o segmento de cultura neste contexto. O Sebrae é o agente facilitador que visa reforçar determinados conhecimentos para o desenvolvimento do projeto”, explica.

Os participantes contarão com auxilio técnico na orientação e revisão de projetos culturais por meio de consultoria complementar, e irão entrar em contato, através de aulas expositivas, com estudos de caso em diversas áreas do segmento cultural. 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O FIM E A CONTINUIDADE DO LIVRO



No dia 17 de agosto, às 9h30, durante a IV Feira do Livro: Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA lançará dois prêmios: Prêmio Hera de Publicação e Prêmio de Humor Gráfico: o fim e a continuidade do livro. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 22 de agosto a 22 de setembro de 2011, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h. Ao todo serão investidos R$ 35 mil (trinta e cinco mil reais) para as premiações.

O Prêmio Hera contemplará com 10 mil reais o melhor livro de autor baiano publicado de janeiro a dezembro de 2010, em qualquer gênero e, com 5 mil cada, as duas melhores dissertações sobre literatura defendidas (mas não publicadas em livro) no mesmo ano. O prêmio total disponibilizado para este Edital será de R$20 mil (vinte mil reais).

Já o Prêmio de Humor Gráfico vai contemplar os três melhores trabalhos nos gêneros cartum, HQ, charge, tira ou caricatura, com o tema “O fim e a continuidade do livro”. O primeiro colocado receberá 7 mil reais, o segundo, 5 mil, e o terceiro, 3 mil, além de integrar uma exposição com os 30 melhores trabalhos, na X Bienal do Livro da Bahia. O prêmio total disponibilizado para este Edital será de R$15 mil (quinze mil reais).
Elaborados pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), os dois prêmios têm, por um lado, o objetivo de fomentar a produção editorial no Estado e, por outro, refletir sobre a condição do livro em nossa época, caracterizada por instituir novas tecnologias e sepultar a tradição. Os folhetos com o regulamento dos dois prêmios estarão disponíveis nos estandes da Fundação Pedro Calmon e dos organizadores da IV Feira do Livro, bem como na Biblioteca Móvel, que também marcará presença na IV Feira do Livro: Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, de 16 a 21 de agosto de 2011.

As obras deverão ser protocoladas diretamente na sede da Fundação Pedro Calmon, Av. Sete de Setembro, 282, Edf. Brasilgás, Sala 605, Centro, Salvador, 40.060-001, ou por via postal com Aviso de Recebimento (AR). Os interessados poderão verificar o edital completo nos endereços: www.fpc.ba.gov.br ou http://leituraelivro.blogspot.com As dúvidas sobre o processo de inscrição poderão ser esclarecidas através do endereço eletrônico: dll.fpc@fpc.ba.gov.br

A Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) foi criada recentemente e é dirigida pelo escritor Mayrant Gallo. Entre as atribuições do novo setor, estão ações envolvendo o livro e a leitura, organização de feiras literárias, realização de seminários e oficinas de leitura, além de selecionar e publicar obras contemporâneas, bem como resgatar, em edições fac-similares, livros raros e esgotados do pensamento científico e cultural da Bahia. Também é o setor responsável pelo PROGRAMA MAIS CULTURA – uma ação descentralizada do Ministério da Cultura em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon. O Mais Cultura visa promover a melhoria da qualidade de vida e a diversidade cultural, democratizando o acesso gratuito ao livro e, principalmente, estimulando e incentivando a leitura, através das seguintes ações: Edital de Bibliotecas Comunitárias do Estado da BahiaEdital de Pontos de Leitura do Estado da BahiaEdital de Agentes de Leitura do Estado da BahiaModernização de Bibliotecas Públicas Municipais do Estado da Bahia.
A DLL mantém um blog, com notícias pertinentes ao livro e à leitura.
Mayrant Gallo, nascido em 1962, é escritor e professor. Publicou O inédito de Kafka(2003), Dizer adeus (2005), Dia sim e sempre (2000), Recordações de andar exausto(2005) e Nem mesmo os passarinhos tristes (2010). Durante cinco anos foi colaborador dominical do Correio da Bahia, publicando crônicas, contos e ensaios. É mestre em Teoria da Literatura, disciplina que ministrou por quatro anos na Universidade Estadual de Feira de Santana / UEFS. Já colaborou em vários periódicos, como A Tarde,Entrelivros, Continente, Polichinello, Iararana, Tribuna Feirense e Revista da Academia de Letras da Bahia. Participou de quatro dos seis números da Portal, revista de ficção científica organizada por Nelson de Oliveira. Em 2009, ganhou o prêmio Literatura Para Todos, do MEC, com a novela Moinhos, e em 2010 o edital de criação literária do MinC para elaboração de um romance. Seu novo livro, “Brancos reflexos ao longe”, será publicado na Bienal do Livro da Bahia, que ocorrerá de 28 de Outubro a 06 de Novembro de 2011.
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Assessoria de Comunicação
Fundação Pedro Calmon – SecultBA
(71) 3116-6918/ 6919/ 6676

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO




1. Recebemos e-mail informando que Cyro de Mattos não é mais presidente da FICC.


2. Romualdo Lisboa, diretor do Teatro Popular de Ilhéus, está na cidade de Pintadas, com o grupo.

3. O performer Al Nascimento não é mais o professor de Teatro do Projeto FORTEATRO-SUL.

4. Pawlo Cidade finaliza a próxima produção teatral: "Capitães do Morro", título provisório, será o espetáculo de 2012 com o grupo de Teatro Total.

5. O Conselho Municipal de Política Cultural de Ilhéus se reunirá novamente com o Secretário da Fazenda para discutir do FMC - Fundo Municipal de Cultura. 

6. Fundação Cultural de Ilhéus assinou Acordo de Cooperação Federativa para a implantação do Sistema Municipal de Cultura até o dia 31 de dezembro de 2011.

7. Ilhéus está entre os seis macroterritórios em que a Caravana FUNCEB estará presente para discutir o Encontro Setorial de Cultura, que será realizado no dia 03 de setembro, das 8 às 18h, no IME.

8. A II Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus será nos dias 24 e 25 de setembro no Teatro Municipal.

9. A III Conferência Territorial de Cultura também será em Ilhéus, dias 16 e 17 de outubro.

10. Próxima Reunião do FAEGSUL será no dia 08 de setembro, em local a ser definido.

11. Espetáculo Cangaço terá nova temporada em 2012.

domingo, 14 de agosto de 2011

Cia Cuca de Teatro anuncia prorrogação de inscrição de espetáculos para a Mostra Talentos Mirins e Jovens Talentos



Após encerrada no dia 23 de julho de 2011 as inscrições para participação de grupos na Mostra Nacional e Mostra Interior do Nordeste (MIN), A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia Cuca de Teatro anuncia prorrogação das inscriçõesaté o dia 12 de agosto de 2011 para duas modalidades do 4º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – BA, a Mostra Talentos Mirins e Mostra Jovens Talentos, regulamento específico  no site da Cia Cuca de Teatro.  Poderão inscrever-se alunos e grupos de Escolas, Instituições e Pontos de Cultura de todo o Brasil que tem como objetivo incentivar e fomentar o teatro feito por crianças e jovens.

Realizado em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana através do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, o 4º FENATIFS acontece no período de 03 a 16 de outubro de 2011. Está dividido em duas etapas, a primeira no período de 03 a 07 de outubro de 2011 com a realização de oficinas de capacitação e formação para artistas e arte-educadores e a segunda, em caráter não competitivo, no período de 08 a 16 de outubro de 2011.

A segunda etapa compreende as seguintes atividades: apresentações de espetáculos inscritos para Mostra Nacional; apresentações de espetáculos inscritos para Mostra do Interior do Nordeste – MIN; apresentações de espetáculos inscritos para Mostra de Talentos Mirins; apresentações de espetáculos inscritos para Mostra Jovens Talentos, apresentações dos espetáculos convidados e realização de  atividades paralelas constituídas de debates, oficinas específicas para crianças,  adolescentes e arte-educadores, palestras, contação de histórias, workshops, mesa redonda e exposições.

SERVIÇO:
O quê: Prorrogação do 4º FENATIFS para inscrições – Mostra de Talentos Mirins e Mostra Jovens Talentos até 12/08/11
Como: Através do site da Cia Cuca de Teatro
Informações: Elizete Destéffani – Coordenação Geral – 4º Fenatifs