sábado, 14 de agosto de 2010

SAI O REGULAMENTO DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA DE ILHÉUS


Foi publicado na tarde da última sexta-feira, 13 de agosto, o Decreto nº 090/2010 que institui a Regulamentação do Fundo Municipal de Cultura de Ilhéus. O FMC tem como objetivos: apoiar as manifestações culturais do Município, com base no pluralismo e na diversidade de expressão; possibilitar o livre acesso da população aos bens, espaços, atividades e serviços culturais; apoiar ações de manutenção, conservação, preservação, ampliação e recuperação do patrimônio cultural material e imaterial do Município; incentivar estudos, pesquisas e a divulgação do conhecimento sobre cultura e linguagens artísticas e, sobretudo, valorizar os modos de fazer, criar e viver dos diferentes grupos formadores da sociedade.

Para Pawlo Cidade, assessor de Cultura da Fundação Cultural de Ilhéus, o Fundo traz inúmeras vantagens para os artistas locais. "A regulamentação do Fundo determina os mecanismos de verbas adotados pelo município. É possível, por exemplo, captar recursos de fundo a fundo. Se quisermos lançar um edital e precisarmos de mais recursos é só solicitar ao Fundo Estadual ou até mesmo ao Fundo Nacional".

Vale salientar que a criação do Fundo Municipal de Cultura não isenta a prefeitura de continuar investindo em cultura. Pelo contrário, o "Fundo é mais um mecanismo de fomento a arte e a cultura e não a única alternativa de investimento na cultura", alerta o assessor da Fundação Cultural. E acrescenta: "Precisamos criar critérios de acesso bem claros e estimular a demanda espontânea".