sábado, 1 de maio de 2010

VOCÊ TEM UM PROBLEMA? PARTE 2

No último artigo fiz alguns questionamentos e afirmei que poderíamos transformar nossos problemas em grandes oportunidades. Isso porque todo Projeto é na verdade um problema que precisa ser solucionado. Quando você vê, por exemplo, crianças em situação de vulnerabilidade social encontra uma oportunidade para desenvolver um projeto que possa, pelo menos, minimizar o problema. Mesmo porque crianças e adolescentes assim é uma questão estatal e não cultural.
Quando eu pergunto: você tem um problema? E você se propõe a dar uma resposta, você está diagnosticando, delimitando e encontrando aí uma oportunidade. Mas, o que você precisa fazer para resolver esse problema? Onde você quer chegar? Respondendo estas indagações você traça OBJETIVOS.
Quem será o beneficiado? Aqui você define seu PÚBLICO ALVO.
Por que, ao tentar resolver seu problema você fez uma escolha que acredita ser a mais adequada para resolver seu problema? Que benefícios trará?
Neste momento você desenvolve sua JUSTIFICATIVA. Você encontra aqui uma desculpa, assim você pode provar o que deseja.
Que passos serão necessários para alcançar a solução encontrada?
Estamos falando aqui das ETAPAS DE TRABALHO que são as estratégias de ação.
Quanto tempo vai levar?
É um chamado para a elaboração do CRONOGRAMA.
O que você vai precisar para resolver seu problema?
É hora aqui de relacionar os INSUMOS, ou seja, todos os materiais necessários a solução do problema.
O que está faltando?
Se você já possui alguns materiais, é hora de descartá-los.
Alguém pode te ajudar? Como?
Neste instante você identifica os prováveis parceiros ou os editais que se encaixam em sua proposta.
De que forma você pensa retribuir a ajuda que recebeu?
É a vez da CONTRAPARTIDA. O que você pensa oferecer em troca?
Agora, mãos à obra.

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS: ANALISANDO PONTOS CRÍTICOS


Plano de Negócios, Captação de Recursos, Produção, Editais. Estes são os principais temas da Oficina de Projetos Culturais que será realizado ainda em maio pela Associação Comunidade Tia Marita, em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus.
A oficina terá início com a análise dos pontos críticos na Elaboração de Projetos Culturais. Questões como inviabilidade do projeto do ponto de vista econômico ou financeiro, projeto sem estratégia eficaz de venda, despreparo do agente cultural em marketing, administração e finanças, seleção errada dos canais de venda e/ou distribuição do produto cultural, produto cultural sem demanda real por parte do público alvo. E mais: projeto não enquadrado em lei de incentivo, sem oferecer vantagens fiscais ao comprador em potencial, com linguagem inadequada ao comprador em potencial, com apresentação visual descuidada, com muitos erros de português, com problemas político-ideológicos na sua relação com empresários e captador de recursos com a postura do “pires na mão”.
“Estas questões serão tratadas de forma pragmáticas”, explica o Assessor de Cultura da Fundação Cultural de Ilhéus, Pawlo Cidade, principal interlocutor da Oficina e responsável pela apresentação também dos editais que estão com inscrições abertas para a cultura. “Criar um projeto é sempre um desafio. Porque, além de dizer o que você quer, quem você quer atingir, ter argumento para convencer, mostrar que você possui estratégias, planejamento e que os insumos condizem com os objetivos, as metas, o orçamento etc, precisa pensar como os avaliadores pensam. O que não é uma missão muito fácil”, finaliza Pawlo Cidade.
As inscrições são gratuitas. Local e dia da realização serão divulgadas terça-feira, dia 4 de maio.

terça-feira, 27 de abril de 2010

56 MILHÕES PARA AS ARTES. VAMOS CORRER ATRÁS DESTA GRANA!!!


Com o maior orçamento dos últimos 20 anos definido pelo Ministério da Cultura, a Funarte acaba de lançar 34 editais de fomento às áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, fotografia, música, literatura, cultura popular e arte digital. Serão concedidos mil prêmios e bolsas de até R$ 260 mil, para projetos de produção, formação de público, pesquisa, residências artísticas, apoio a festivais e produção crítica sobre arte.

Com investimento total de R$ 56,8 milhões, a Funarte e o Ministério da Cultura acabam de lançar 34 editais de fomento às áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, fotografia, música, literatura, cultura popular e arte digital. Serão concedidos mil prêmios e bolsas de até R$ 260 mil, para projetos de produção, formação de público, pesquisa, residências artísticas, apoio a festivais e produção crítica sobre arte.

Foram lançadas as novas edições dos prêmios Myriam Muniz (teatro), Klauss Vianna (dança) e Carequinha (circo) e da Rede Nacional Artes Visuais – que estão entre as principais políticas públicas para as artes no Brasil. O apoio à literatura, à criação em música erudita e à circulação de música popular também está mantido. Além disso, muitas inovações garantem espaço para novos formatos e novas interações estéticas no país.

Pela primeira vez, a Funarte lança editais para seleção de festivais. Há também prêmios para artes cênicas na rua e o apoio a residências artísticas no Brasil e no exterior. A instituição investe na composição de música erudita, em concertos didáticos na rede pública de ensino e na gravação de CDs de música popular. Nas artes visuais, a Funarte volta a apoiar festivais e salões regionais, além de viabilizar projetos de pesquisa e reflexão crítica sobre artes contemporânea. A fotografia será tratada como categoria à parte, com o Prêmio Marc Ferrez.

Mais informações acesse: http://www.funarte.gov.br/